Ceará vai receber o maior projeto de geração de energia solar do planeta
O estado brasileiro localizado no Nordeste vai ser palco do maior projeto de energia do Brasil e do mundo.
O Brasil vai receber uma usina para produção de energia solar. O projeto, com data de aprovação pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (COEMA) marcada para esta quinta-feira, 10 de setembro, vai ser responsável por inaugurar o maior empreendimento de energia solar no Ceará. A ideia é que o licenciamento ambiental seja aprovado ainda esta semana para dar agilidade ao processo de instalação da usina responsável pela geração de energia solar fotovoltaica.
Leia mais: Cientistas conseguem desenvolver painéis que produzem energia durante a noite
A escolha do Ceará para ser o estado receptor do parque de energia solar tem sentido estratégico e visa ampliar a capacidade econômica do estado. Pela proximidade com a linha do Equador, o estado recebe a incidência de raios solares em toda a extensão do seu território.
Projeto desenvolvido pela empresa Omega promete entregar 4,6GW
A empresa Omega é a responsável pelo projeto e pela instalação da usina de energia solar no Ceará na área rural dos municípios de Aracati e Icapuí, na parte leste do estado. A instalação dos 4,6GW de potência vai ser garantida pela presença de 8 milhões de placas fotovoltaicas.
A construção do projeto no litoral do Ceará vai ser feita em uma fazenda com o equivalente a 7,8 mil hectares. O local atualmente faz parte da propriedade do Grupo J Macedo.
Porém, a Omega já é uma empresa conhecida no mercado cearense, em especial, por ser a responsável pelo abastecimento de toda a rede do McDonald’s, em Fortaleza. São 10 mil placas fotovoltaicas instaladas em Quixeré, município do estado.
Hoje, a empresa Omega é conhecida por ser a maior produtora de energias renováveis no Brasil, com capacidade de abastecimento superior a 3 milhões e 800 mil lares.
Liderança do Ceará na produção de energia solar
Quanto aos estados do Nordeste, o Ceará ocupa a liderança entre os maiores produtores de energia solar da região. Atualmente, mais de 170 municípios cearenses já contam com a instalação de placas fotovoltaicas, o equivalente a 94% dos municípios, com mais de 9.094 consumidores no estado.
Em Fortaleza, a demanda pela energia solar transforma a capital do Ceará no terceiro município com maior geração de energia solar fotovoltaica do Brasil, com mais de 29,8MW de potência instalada.
Comentários estão fechados.