GRAVE! Brasil quase fica na última posição de ranking importante

A lista é oriunda de um teste que mede a capacidade criativa dos alunos ao redor do mundo.

Uma avaliação divulgada pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) mostrou o Brasil entre as 15 últimas colocações de um ranking com 57 países. O primeiro lugar ficou com Singapura, algo que já havia ocorrido anteriormente.

A avaliação, realizada por meio de uma prova escrita, visou medir a capacidade criativa dos alunos participantes e foi solicitada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Para se ter uma ideia, enquanto o Brasil ficou com 23 pontos, Singapura alcançou 41. A pontuação brasileira está 10 pontos abaixo da média de aceitação estabelecida pela OCDE, assemelhando-se à de países como El Salvador e Peru.

O conceito por trás da avaliação

Assim como outras análises do Pisa, baseadas em competências como matemática e linguagens, por exemplo, o teste acerca da capacidade criativa dos estudantes é focado em investigar a proficiência desses alunos na área.

Nessa disciplina específica, alguns pontos são analisados com o intuito de aferir o quanto os indivíduos são capazes de criar soluções, desenvolver ideias e aprimorar determinados conceitos. Ou seja, os avaliadores do Pisa buscam entender o quão criativos os estudantes de determinado país são.

Os principais pontos analisados são expressão escrita e visual, resolução de problemas sociais e resolução de problemas científicos.

As faixas etárias dos estudantes são de 15 anos e 3 meses a 16 anos e 2 meses, correspondentes a alunos do ensino médio aqui no Brasil.

País demonstra problemas na criatividade de estudantes de nível médio – Foto: reprodução

Uma conexão de saberes

A avaliação do Pisa para nível de criatividade acontece periodicamente. Nesta edição, um fato interessante é que a maioria dos países com pontuação acima de 31 (a média da OCDE) também foi bem nas avaliações de conhecimentos matemáticos, leitura e demais ciências.

Por outro lado, países que foram mal nas demais disciplinas, como infelizmente é o caso do Brasil, fracassaram na avaliação de criatividade dos seus estudantes.

Esse fato deixa claro que o saber científico se alinha, ou se mistura, com a capacidade criativa. Quanto mais referências e entendimento geral acerca da realidade como um todo o indivíduo tiver, mais criativo ele pode ser.

*Com informações da revista Exame.

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