Gringos ficam CHOCADOS com estes costumes brasileiros
A maioria simplesmente não entende por que temos certos costumes por aqui.
O Brasil é um país conhecido por sua grande mistura de costumes, culturas e conceitos, resultante de sua profunda miscigenação.
Desde o Carnaval no Rio de Janeiro até o forró no Nordeste, passando pelo chimarrão no Sul e o tacacá na Amazônia, a diversidade cultural brasileira é vasta e encantadora, e não apenas para nós. Afinal, a rica diversidade gera hábitos e práticas que se tornam referências mundo afora.
Quando os brasileiros entram em contato com outras culturas, acabam transmitindo muitos costumes peculiares, que podem surpreender ou até confundir os estrangeiros.
Tais hábitos brasileiros, por mais estranhos que possam parecer aos estrangeiros, são parte da cultura e identidade nacional, refletindo a riqueza que tornam o Brasil um país único.
Veja seis hábitos comuns no Brasil que muitos estrangeiros não praticam, não entendem e, em algumas ocasiões, até repudiam.
Tomar mais de um banho por dia é um dos hábitos brasileiros mais incomuns “na gringa”. Imagem: reprodução
1. Ter hábitos de higiene pessoal demais
No Brasil, devido ao clima quente, é comum que as pessoas tomem pelo menos um banho por dia e escovem os dentes duas vezes no mesmo período.
Em muitos países, especialmente em locais mais frios, como na Europa e nos Estados Unidos, dois ou três banhos por semana são considerados suficientes. Além disso, escovar os dentes uma vez por dia é a prática mais comum.
Para os brasileiros, o banho frequente é uma forma de higiene e relaxamento, o que pode parecer excessivo para os estrangeiros.
2. Ter uma lixeira no banheiro
Em muitos países estrangeiros, é costume jogar o papel higiênico no vaso sanitário, ou até mesmo se banhar após usar o banheiro. Por isso, lixeiras no banheiro são dispensáveis.
Aqui no Brasil, no entanto, devido ao sistema de encanamento que não suporta o volume de papel higiênico, é comum ter uma lixeira no banheiro para descartar o papel, o que pode causar estranhamento em quem não está acostumado.
3. Gostar de contato físico
Os brasileiros são conhecidos por seu calor humano e contato físico. Aqui, é comum cumprimentar com beijos no rosto e abraços calorosos.
Em muitos países, um simples aperto de mão é considerado suficiente, e o contato físico excessivo pode ser visto como uma invasão de espaço pessoal e da intimidade.
Por isso, este hábito brasileiro pode causar desconforto ou até mal-entendidos em outras culturas. É bom ficar ligado!
4. Comprar parcelado
No Brasil, é muito comum comprar produtos parcelados, seja no cartão de crédito ou através de financiamentos. Em outros países, as pessoas preferem pagar à vista ou em uma única vez no cartão de crédito, evitando dívidas a longo prazo.
A cultura do parcelamento no Brasil se deve em parte à alta taxa de juros e ao poder de compra limitado, o que faz com que essa prática seja uma necessidade para muitos.
5. Comer hambúrguer e pizza com garfo e faca
Enquanto no Brasil é comum comer hambúrguer e pizza com garfo e faca, em países como os Estados Unidos e a Itália, esses alimentos são tradicionalmente consumidos com as mãos.
Na Itália, comer pizza com talheres pode ser visto como uma ofensa às tradições locais, enquanto nos Estados Unidos, o uso de garfo e faca para hambúrgueres pode parecer excessivamente formal.
6. Viver com os pais na vida adulta
No Brasil, os jovens continuam morando com os pais até uma idade mais avançada, mesmo após atingirem a maioridade penal.
No exterior, porém, especialmente em países europeus e nos Estados Unidos, espera-se que os jovens procurem o próprio caminho e independência assim que atingem a maioridade.
Essa diferença cultural reflete o custo de vida nas cidades e os salários no Brasil. Nessa idade, os jovens só encontram empregos de nível médio, que não oferecem uma remuneração boa o suficiente para ter uma vida adulta independente, mesmo após a maioridade.
Comentários estão fechados.