Efeitos colaterais perigosos de consumir tomates todos os dias
Saiba quais são os efeitos de comer tomates excesso.
Geralmente, temos a ideia de que se alimentar de frutas e vegetais faz bem à saúde, contudo, nada em excesso é bom. Os tomates, por exemplo, podem não fazer bem ao organismo quando consumidos exageradamente.
Por conter muito ácido úrico, os tomates podem ser prejudiciais à saúde. Nesse sentido, preparamos um texto sobre as propriedades do tomate e os perigos de comer essa fruta em excesso. Acompanhe:
Veja também: Suco de tomate é antioxidante e anticancerígeno; Saiba como preparar
Os benefícios do tomate
O tomate é uma fruta que é bastante confundida com vegetais, pois está sempre em saladas e molhos. Existem diversos tipos, como o tomate chucha, tomate cereja, tomate maçã ou coração de boi.
O tomate em si possui benefícios, como a sua quantidade de licopeno, que lhe dá a cor vermelha e pode atuar como antioxidante para proteger as células. Assim, o tomate pode ajudar a diminuir a pressão sanguínea e o colesterol.
Além disso, ele é rico em cálcio e pode ajudar na saúde dos dentes e ossos. Com isso, por conter bastante vitamina K, ele pode prevenir a osteoporose e osteopenia.
Os perigos de comer tomate em excesso
Antes de falarmos sobre os perigos de comer tomates em excesso, precisamos ter em mente que ele não prejudica a todos, mas sim aqueles que têm doenças como refluxo, azia, úlceras ou que sofrem de distúrbios inflamatórios.
De acordo com o site Diet Body Coach, o tomate pode aumentar a quantidade de ácido úrico no sangue. O acúmulo desse ácido pode causar o desenvolvimento de cristais nos rins, e esses órgãos podem até parar de funcionar.
Vale lembrar que o ácido úrico alto não é um distúrbio, mas deve ser prevenido, já que pode causar problemas para pessoas que já possuem alguma doença nos rins. Assim, para quem tem tais condições, é importante equilibrar o consumo diário de tomates.
Os tomates também contêm um composto chamado histamina, que pode levar a erupções cutâneas ou alergias. Para pessoas alérgicas ao tomate, o consumo pode levar a sintomas graves como inchaço da boca, língua e rosto, espirros, irritação na garganta.
O consumo excessivo de tomate também pode resultar em inchaço e dor nas articulações. Isto é devido à presença de um alcaloide chamado solanina. Este composto é responsável pela acumulação de cálcio nos tecidos, resultando em inflamação.
Comentários estão fechados.