390 condutores têm a habilitação suspensa temporariamente
O prazo para apresentar um recurso é de 30 dias após o recebimento da multa.
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou no dia 16 de fevereiro, no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), uma lista de 390 motoristas que tiveram suas habilitações suspensas.
Todos os condutores que tiveram o direito de dirigir cassado possuem um prazo de 30 dias, contados a partir do recebimento da multa, para apresentar um recurso à Junta Administrativa de Recursos e Infrações (Jari).
Caso não apresente o recurso, o motorista deverá prestar um exame e realizar um curso de reciclagem. Se ambos não forem feitos, a habilitação será suspensa definitivamente.
Veja mais: CNH: Veja quando renovar o documento em 2022
Como proceder?
Caso você tenha sido notificado e deseje reverter a situação, é necessário dirigir-se ao órgão mais próximo. Pois, há a possibilidade de apresentar um recurso ou se submeter a um exame e um curso de reciclagem. A suspensão do direito de dirigir acontece caso o motorista atinja a contagem de 20 pontos no período de 12 meses ou transgrida as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Descumprindo as medidas de suspensão e não buscando os recursos para reverter tal situação, o motorista poderá ter sua carteira cassada definitivamente. Além disso, outros fatores, como conduzir o veículo com carteira suspensa, repetir as mesmas infrações no período de 12 meses e quando condenado judicialmente por um delito, levarão à cassação da CNH.
Dirigir com carteira cassada é crime
Cada motorista que recebeu a notificação tem 30 dias para apresentar um recurso, sendo que, durante esse período, ele permanece impossibilitado de dirigir. Sendo assim, caso seja pego conduzindo um veículo com a carteira suspensa, pode resultar na cassação definitiva.
Além disso, esses motoristas podem sofrer penas de seis meses a um ano e multa, já que, conforme o CTB, essa conduta um crime de trânsito. Portanto, é necessário se prevenir, agindo conforme a lei. Por fim, caso tenha dúvidas sobre a sua situação, basta acessar a lista e verificar os nomes.
Comentários estão fechados.