Hábito como morder a unha pode indicar tipo de personalidade
Para muitos, roer as unhas é considerado um hábito relaxante. O que poucas sabem é que essa ação, quando feita repetidamente, pode ser sinal de perfeccionismo.
Para muitos, roer as unhas é considerado um hábito relaxante. O que poucas sabem é que essa ação, quando feita repetidamente, pode ser sinal de perfeccionismo.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Montreal, alguns comportamentos compulsivos, como roer as unhas ou enrolar o cabelo, podem indicar características de personalidade.
Para desenvolver o estudo, os pesquisadores contaram com 48 participantes, sendo que metade deles apresentaram esse tipo de comportamento. Para avaliá-los, foram feitas perguntas que estimulavam diversos tipos de emoções negativas, como tédio, raiva, culpa, irritabilidade e ansiedade.
O procedimento seguinte foi expor os participantes em situações destinadas a provocar sentimentos particulares (incluindo relaxamento, estresse, frustração e tédio).
Aqueles que costumeiramente repetem um mesmo movimento, afirmaram que esse comportamento aparece quando estão em situações de estresse. Quando relaxados, não sentem a necessidade de roer as unhas, por exemplo.
O resultado da pesquisa leva a uma reflexão: pessoas impacientes ou inquietas, que se frustram por qualquer motivo, tendem a se envolver em comportamentos com foco em ações repetitivas.
Isso não quer dizer que você deva se preocupar toda vez que sentir vontade de morder as unhas, mas se isso se tornar um hábito, tome cuidado, pois isso poderá interferir na sua vida diária ou até mesmo se tornar uma doença.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.