Háfnio

Háfnio (símbolo químico Hf , número atômico 72) é um metal cinza, prateado e brilhante. Quimicamente, assemelha-se ao zircônio.

0

Háfnio (símbolo químico Hf , número atômico 72) é um metal cinza, prateado e brilhante. Quimicamente, assemelha-se ao zircônio e é encontrado em minerais de zircônio. É usado em ligas de tungstênio em filamentos e eletrodos. Também atua como um absorvedor de nêutrons em hastes de controle em usinas nucleares.

O háfnio é encontrado combinado em compostos naturais de zircônio. Não existe como um elemento livre na natureza. Háfnio e zircônio têm química quase idêntica, o que torna os dois difíceis de separar.

Cerca de metade de todo o metal de háfnio produzido é feito por um subproduto do refinamento de zircônio. Isso é realizado através da redução do cloreto de háfnio (IV) com magnésio ou sódio no processo Kroll.

História

O háfnio foi descoberto por Dirk Coster e Georg von Hevesy em 1923 em Copenhague, na Dinamarca. Com base na Teoria de Bohr, este elemento foi previsto como sendo associado com zircônio. Foi finalmente encontrado no zircão mineral através de análise espectroscópica de raios X realizada na Noruega.

Este metal foi separado do zircônio através de repetida recristalização de fluoretos duplos de amônio ou potássio por Jantzen e von Hevesey. O háfnio metálico foi preparado pela primeira vez por Anton Eduard van Arkel e Jan Hendrik de Boer ao passar vapor de tetraiodeto sobre um filamento de tungstênio aquecido.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Copenhague usa uma imagem estilizada de háfnio em seu selo.

Características

O háfnio é um metal de transição que se encontra no período seis da tabela periódica, entre lutécio e tântalo. Além disso, está localizado no grupo quatro (antigo grupo 4B), logo abaixo do zircônio. É dúctil e resistente à corrosão e suas propriedades químicas são muito semelhantes às do zircônio.

As propriedades do háfnio são marcadamente afetadas por impurezas de zircônio e esses dois elementos estão entre os mais difíceis de separar. A única diferença notável entre eles é a sua densidade – o zircônio é cerca de metade da densidade do háfnio.

Este metal é resistente a álcalis concentrados , mas os halogênios reagem com ele para formar tetrahalogenetos de háfnio. Em temperaturas mais altas, o háfnio reage com oxigênio, nitrogênio, carbono, boro, enxofre e silício.

O carboneto de Háfnio é o composto binário mais refratário conhecido. O nitreto de háfnio é o mais refratário de todos os nitretos metálicos conhecidos.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.