Historiador afirma ter encontrado a icônica ponte da arte Mona Lisa

A obra de arte de Leonardo da Vinci é um enigma que tentam decifrar há anos. Dessa vez, um historiador da Itália chegou perto.

Imagina o quão importante seria para uma cidade ao descobrir que foi útil para projetar o quadro Mona Lisa? É o que tem acontecido com Toscana que tem achado graça nas novas notícias que surgiram no local. O quadro mais famoso do mundo, obra de Leonardo da Vinci pode ter sido projetado em Toscana.

Isso é o que indica o historiador Silvano Vicenti da Itália, alegando que não restam dúvidas acerca da origem do lugar. A ponte pintada no quadro, de acordo com Vicenti, é a ponte de Romito di Laterina, localizada na província de Arezzo, lugar que Leonardo da Vinci pintou a paisagem atrás da personagem enigmática.

Seria este o fim de anos de mistérios que rodeiam a pintura? O autor da obra criou a imagem ainda no início do século 16, em Florença, e a mulher retratada em pintura a óleo carrega respostas que a ciência ainda não alcançou – ou será que alcançou agora? – e muitos historiadores acreditam ser Lisa del Giocondo, o que gerou muitas especulações ao longo dos séculos.

Monalisa – Obra do pintor italiano, Leonardo da Vinci

Historiador busca respostas para o quadro Mona Lisa

Teorias anteriores a esta indicaram que seria a Ponte Buriano, localizada próxima a Laterina, assim como especularam que seria a Ponte Bobbio, na cidade de Piacenza, localizada ao norte da Itália.

 

Foto: Reprodução / Associação Cultural Le Rocca.

Vicenti alega que a ponte do quadro de Vinci é a ponte Romito que está estendida sobre o rio Arno. Os detalhes revelados à imprensa de Roma indicaram a quantidade de arcos, pois a de Leonardo possui quatro arcos, semelhante a ponte de Romito. Documentos que estão sob a posse da família Medici revelam que em 1501 e 1503 a ponte era movimentada e frequentada.

Para o historiador, foi nesse mesma época que Leonardo esteve em Val d’Arno e a ponte serviu como um atalho para percorrer os caminhos de Arezzo, Fiesole e Florença. Vicenti então mediu do rio e do arco, e viu que seriam do mesmo tamanho do que foi pintado por Leonardo.

Possivelmente o autor da obra passou por esse local, já que documentos comprovam a passagem de Leonardo da Vinci sobre a ponte, assim como também pode ter virado cenário do quadro mais caro do mundo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.