10 Histórias infantis para professores

Conheça 10 histórias infantis que além de ensinar valores para crianças, podem ser usadas para despertar o lado criativo da criança.

0

Histórias infantis despertam a educação criativa das crianças e, ao mesmo tempo, ensinam valores.

Além disso, ampliam o vocabulário, ajudam a melhorar a interpretação de texto da criança e abrem portas para os professores tratarem sobre determinados temas. Por isso é tão importante contá-las para as crianças da educação infantil e ensino fundamental.

Ao contar a história, o professor pode utilizar de artimanhas para prender a atenção das crianças. E, após contá-la, o professor pode realizar atividades para ver o que as crianças aprenderam, como um método para fixar os ensinamentos retirados da história.

Técnicas e atividades para contação de histórias

Dicas para contação de histórias

Para a boa fixação da história e dos ensinamentos por trás dela, é importante que o educador use de algumas técnicas, como:

  • Dar voz, gesto e personalidade a cada personagem, se preciso até atuar;
  • Procurar meios que facilitem para a criança visualizar a história que está sendo contada;
  • Dar entonação para cada momento da história.

Além disso, como atividades de fixação ou para estímulo da criatividade da criança o professor pode:

  • Inventar outras histórias com os mesmos personagens;
  • Inventar outro final para a história;
  • Fazer perguntas sobre a história;
  • Atividades sonoras, como imitar animais ou outros sons que podem ter aparecido na história;
  • Fazer um desenho, ou pintura, sobre a histórias ou personagens;
  • Reproduzir músicas que se relacionem com a história.

10 histórias infantis para professores

1- Roupa de brincar

É um livro indicado tanto para quem está aprendendo a ler, quanto para leitura compartilhada. O livro conta a história de uma menina que adorava brincar no guarda-roupa da tia. A obra pode ajudar a trabalhar as relações familiares, fantasia e realidade, olhar infantil, brincadeiras, mudanças e superações.

2- O passarinho remendado

Essa é uma história do argentino do Gustavo Roldán, que ensina a desenvolver a capacidade de resolver problemas e sair de situações difíceis. Além disso, o livro fala sobre ser corajoso mesmo em situações difíceis.

3- O pote vazio

A obra de Demi conta sobre um imperador que busca um sucessor e, para isso, decide distribuir sementes para todas as crianças, para que cultivem as flores, uma vez que ele escolherá uma dessas flores. A história trata sobre honestidade e fracasso com textos e ilustrações.

4- Os papagaios disfarçados

É um conto do Equador que fala sobre a amizade verdadeira, que torna as pessoas mais generosas de forma desinteressada, e as fazem cuidar dos outros a sua volta. Além disso, o conto fala sobre pedir perdão quando está errado, humildade e gratidão.

5- Valores para crianças

É uma coletânea de contos do escritor Esteve Pujol, que fala sobre desigualdade, justiça e respeito. O educador pode usar o livro para falar sobre princípios importantes.

6- A árvore confusa

Essa é uma história adaptada de uma fábula do oriente, e fala sobre as diferenças entre os seres humanos que possuem capacidades e qualidades únicas. Sendo assim, pode-se abordar a questão da auto-estima e da criança não precisar ser igual outra pessoa.

7- Pode pegar!

É um livro de Janaína Tokitaka que trata de forma sutil com questões como: “azul é de menino e rosa de menina?” ou “existe roupa de menino e roupa de menina?” Os personagens são dois coelhos que questionam os costumes culturais.

8- Esperando a chuva

É uma obra de Véronique Vernette que explora a necessidade do homem se adaptar às forças da natureza.

9- Migrando

Esse é um livro que trata sobre um tema que tem sido muito discutido na sociedade e não poderia deixar de ser discutido nas escolas. A obra de Mariana Chiesa Mateos trata sobre a imigração, com duas histórias que se cruzam no decorrer do livro.

10- A tartaruga e a águia

Com essa história a criança pode aprender sobre pensar antes de praticar qualquer ação. Além disso, fala sobre ouvir os adultos ou pessoas mais velhas com quem convive para evitar consequências desagradáveis. A empatia também é um ponto tratado na história.

Você também pode se interessar: Conheça 15 poemas famosos para ler com as crianças

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.