Holanda desponta como referência mundial no cuidado cães abandonados
Com mais de 200 anos de legislações que versam sobre cuidados com os animais, o país europeu é aclamado por não ter sequer cães de rua vagando pelas cidades.
A Holanda ganha grande notoriedade por ser o único país do mundo sem cães abandonados nas ruas. Essa realidade só é possível graças à implementação do programa CNVR (Coletar, Castrar, Vacinar e Devolver). Por meio desse sistema, a Holanda se transformou em um verdadeiro paraíso para os cachorros.
Por meio deste programa inovador, todos os cães do país, independentemente de serem adotados ou não, passam por um processo rigoroso.
Eles são coletados das ruas, castrados, vacinados e, em seguida, devolvidos ao local de origem ou encaminhados para adoção responsável.
No entanto, essa conquista não foi alcançada sem esforço. A Holanda atua em conjunto com órgãos de proteção animal há mais de 200 anos, buscando constantemente aprimorar suas práticas.
Além disso, a legislação que ampara o programa CNVR é atualizada regularmente, garantindo que os direitos e o bem-estar dos animais sejam protegidos de forma efetiva.
Lei rigorosa na Holanda protege os direitos dos animais de estimação
Além do sistema de controle de animais resgatados nas ruas, uma nova lei estabelece responsabilidades claras para os tutores de cães e impõe punições severas em caso de descumprimento.
De acordo com a legislação vigente, qualquer pessoa que maltrate ou abandone seu cachorro pode ser julgada e condenada a até cinco anos de prisão, além de uma multa exorbitante de 90 mil euros, equivalente a quase meio milhão de reais. Essas medidas visam garantir que os animais sejam tratados com respeito e dignidade.
Além disso, todos os cães devem ser identificados com um microchip contendo os dados do tutor. Essa medida permite que, em casos de perda ou emergência, o animal seja prontamente localizado e devolvido ao seu lar seguro.
Quando se refere aos gatos, o procedimento de resgate é o mesmo. O programa também presta toda a atenção possível a esses pets.
Número alarmante de animais abandonados no Brasil chama atenção
No Brasil, a realidade dos animais abandonados e em situação de vulnerabilidade é alarmante, revela um estudo realizado pelo Instituto Pet Brasil (IBP).
De acordo com a pesquisa, mais de 185 mil animais são abandonados nas ruas ou resgatados após sofrerem maus-tratos. Eles contam com o amparo de Instituições não governamentais (ONGs) e grupos de proteção.
A pesquisa foi conduzida em parceria com 400 ONGs de todo o país, que trabalham incansavelmente para garantir o acolhimento e cuidado desses animais indefesos. Os dados coletados revelam a urgência da situação e a necessidade de ações efetivas para combater esse problema.
Além disso, o IBP também aponta que aproximadamente 8,8 milhões de pets vivem em condições de vulnerabilidade no território nacional.
Essa classificação é apontada quando os animais estão sob a tutela de famílias abaixo da linha da pobreza ou quando se encontram em situação de rua.
Tramitam no Congresso Nacional projetos de lei que visam endurecer as leis contra maus-tratos e abandono, bem como institucionalizar os cuidados prestados pelo governo a animais resgatados ou disponíveis para resgate.
Comentários estão fechados.