Horário de verão no Brasil; Como fica esse ano?

A polêmica sobre o horário de verão no Brasil tem tomado uma proporção cada vez maior.

O horário de verão no Brasil é uma prática adotada no Brasil desde a década de 1930. De acordo com a lei, a partir do terceiro domingo de outubro, os relógios em determinados estados devem ser adiantados em uma hora, ficando assim até o terceiro domingo de fevereiro. Por isso, o horário de verão se conceitua como a prática de adiantar os relógios durante um período determinado (que se estende na temporada de veraneio), a fim de obter determinados resultados. Entenda mais sobre o assunto no texto abaixo.

Leia mais: Celulares voltam a mudar horário mesmo sem horário de verão

Para que serve o horário de verão?

Desde a década de 1930, ele é uma praticamente extremamente comum no Brasil, pois acontece anualmente durante um certo tempo. Antigamente, logo quando foi criado, o horário de verão tinha o objetivo de economizar as velas que eram utilizadas para iluminar as casas e as ruas. Sendo assim, a função do horário do Brasil iniciou-se com o seguinte intuito: Quando adiantamos o relógio, o dia acaba demorando mais para anoitecer, resultando em um consumo menor de energia, já que acabamos aproveitando mais a luz solar.

Porém, atualmente, apenas alguns estados implementaram essa mudança no horário e são eles: Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O fim do Horário de Verão no Brasil

No início do ano de 2019, o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou um termo que decretava o fim desse evento no Brasil. Isso ocorreu porque estudos apontavam que o horário de verão não estava trazendo os resultados esperados para o país. O principal objetivo do horário de verão, que era gerar uma economia de energia elétrica, não estava obtendo êxito quando comparado a outros períodos, por isso houve a extinção por meio do decreto.Isso acabou acontecendo por conta da mudança de hábitos da população que acabou sendo impactada pela evolução da tecnologia, pois começaram a adotar outras formas de aquecimento, como a energia solar e aparelhos muito mais econômicos.

Quais países atualmente ainda têm o horário de verão?

Mesmo que muitos países não adotem essa prática por acharem ineficiente atualmente, alguns ainda continuam adotando pois acreditam na eficiência do mesmo. São alguns deles: Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Rússia, Chile, entre outros países do Oriente Médio, da União Europeia, antiga União Soviética e União Europeia.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.