IA do Google surpreende criadores ao aprender sozinha novo idioma

A inteligência artificial conseguiu surpreender os próprios criadores quando aprendeu novo idioma sozinha. Seria uma revolução das IAs?

Ver a inteligência artificial assumindo uma nova posição não é tão assustador. A verdade é que a tecnologia está em constante avanço, embora possa causar certa estranheza quando o assunto é novidade. Dessa vez, a IA do Google protagonizou uma nova experiência e deixou o CEO da empresa de queixo caído.

James Manyika, vice-presidente de tecnologia do Google, foi o responsável por anunciar à emissora norte-americana CBS que a inteligência artificial da empresa aprendeu uma nova língua. E aprendeu sozinha! Como isso seria possível?

Inteligência artificial não precisa ser ensinada?

Os especialistas indicam que essa situação é reconhecida como “propriedades emergentes”, quando uma inteligência artificial é capaz de aprender sozinha uma habilidade que não é ensinada puramente por humanos. Isso ocorre quando as inteligências artificiais conseguem desenvolver uma nova prática sem ter sido por influência da inteligência humana.

O CEO do Google, Sunda Pichai, informou durante a entrevista à CBS que a novidade está ligada a um motivo que os próprios especialistas ainda não conhecem bem. Nomearam a atitude como “caixa preta” e não souberam explicar o motivo pelo qual designaram uma nova habilidade.

“Tampouco acredito que nós entendemos completamente como a mente humana funciona”, disse o CEO, indicando total desconhecimento dos pesquisadores sobre a nova habilidade.

Mercado tecnológico e o avanço intenso das inteligências artificiais

Desde o lançamento do ChatGPT da OpenAI, o mercado das inteligências artificiais tem enfrentado um grande movimento de inovação e crescimento. Em um novo anúncio, a Stability IA anunciou uma nova inteligência para concorrer com a criação do ChatGPT.

Especialistas sugerem que este é o ano em que as inteligências artificiais vão ganhar maior proporção. Desde 2022, portanto, o ChatGPT conquistou o destaque e outras empresas correm atrás do protagonismo para garantir o espaço no mercado.

Em breve, possivelmente, nosso questionamento será sobre o que as IAs não são capazes de aprender. Por enquanto, seguimos mantendo a perspectiva de que é extremamente novo o fato de uma inteligência artificial adquirir uma nova linguagem sozinha.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.