IA promete traduzir o que cachorros querem dizer ao latir
Pesquisadores nos Estados Unidos fazem estudo em estágio avançado para tentarem desvendar o mistério da comunicação.
O que os cachorros querem dizer quando latem? Essa resposta, até hoje, não é possível cravar com certeza, embora seja possível imaginar e supor o que realmente desejam expressar. No entanto, a IA (inteligência artificial), que vem ganhando espaço nos tempos modernos, promete resolver esse enigma e ‘traduzir’ o que os cães ‘falam’.
Atualmente, pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, estudam essa possibilidade por meio da Inteligência Artificial e prometem desvendar os latidos dos cachorros, o que facilitaria ainda mais a comunicação com os tutores.
E o que parece obra de ficção é tema de pesquisa séria, na qual a proposta é entender não apenas o que os pets falam, mas o que eles também sentem. Isso sem contar a diferenciação de latidos entre raças.
Como entender os latidos dos cachorros?
No momento, os especialistas da Universidade de Michigan apostam na chamada linguagem neural, como a Wav2Vec2. Neste caso, a evolução do trabalho só é possível por conta dos treinamentos realizados para identificar os latidos e os tipos de latidos dos cachorros.
Mais um ponto do estudo é a combinação de informações, em que os cientistas unem um dataset apenas com os latidos dos animais e outro com falas humanas. De acordo com eles, os primeiros testes se mostraram eficientes, com 62% de eficácia na identificação da emoção e da raça deles.
Além disso, há 69% de precisão na hora de determinar os gêneros desses pets. Gradualmente, os resultados se tornam concretos e a IA deverá, de fato, ser usada de forma oficial em um futuro não tão distante.
Complexidade da linguagem canina
O estudo promovido pelos pesquisadores norte-americanos também considera a complexidade da linguagem canina. Para isso, eles prepararam um treinamento com latidos de 74 cachorros de três raças diferentes para a inteligência artificial assimilar.
Durante esse treinamento, foi possível utilizar padrões presentes na fala humana, o que gerou uma base sólida para a IA conseguir interpretar o que significam os latidos dos cães.
Por fim, já há no meio acadêmico uma forte expectativa pelo sucesso do trabalho com a Inteligência Artificial sobre os latidos dos cachorros.
Um dia, os tutores terão uma interação próxima com seus pets, o que deverá até mesmo melhorar a qualidade de vida deles, já que terão suas necessidades compreendidas de forma mais clara e objetiva.
Comentários estão fechados.