IA revela como seria a real aparência de Jesus Cristo
Líder do cristianismo sempre teve sua aparência retratada com aspecto europeu, o que gera contestação de especialistas.
A fisionomia de Jesus Cristo é tema de debate há centenas de anos e, com o avanço da tecnologia, os cientistas tentam usá-la como aliada para chegar o mais perto possível da realidade.
Afinal de contas, mais de dois bilhões de pessoas no mundo seguem o cristianismo como religião e a figura de Cristo sempre gera muitas curiosidades.
Vale lembrar que Jesus Cristo viveu no Oriente Médio, na região onde hoje é a Palestina. Então, é possível imaginar que ele pudesse ter a fisionomia semelhante aos moradores locais.
Mas o fato é que há uma alta ausência de informações e dados confiáveis sobre a origem do líder religioso. Afinal, naquele tempo, não existia internet, televisão ou máquina fotográfica que pudesse registrar algo fidedigno.
Como a Bíblia descreve a aparência de Jesus?
A Bíblia é o livro sagrado dos cristãos e, portanto, a grande referência quando o assunto é Jesus. Entretanto, essa obra não cita, em suas passagens, a fisionomia do Messias. Apenas há uma menção no livro de Isaías 53:2-5, em que é dito:
“Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada em sua aparência para que o desejássemos”.
Contudo, a Bíblia e os primeiros cristãos estavam mais preocupados com o que Jesus pregava e defendia, e não com sua aparência física.
Durante a Idade Média, com o Renascimento na Europa, muitos pintores da época o retrataram como um homem loiro, de olhos claros, barba e cabelos compridos.
Essa era uma percepção natural na época, em que a aparência europeia era a mais conhecida e muitos artistas nem tinham contato com povos de outras etnias.
Provável aparência de Jesus
Porém, como Jesus Cristo viveu no Oriente Médio, diversos historiadores contestam a aparência clássica das pinturas europeias.
Os especialistas apontam o líder do cristianismo como um homem moreno, assim como os judeus que viviam naquela região.
Em tempos de inteligência artificial, já surgiram diversas imagens que projetam a aparência de Cristo como mais próximas da realidade.
Por exemplo, o aplicativo Tha IA Drawing, do TikTok, criou um homem com pele mais escura e olhos castanhos, além das barbas e cabelo comprido.
O fotógrafo holandês Bas Uterwijk também utilizou IA para criar um Jesus Cristo histórico. Este, presente na imagem mais acima, também é moreno e de barba, mas com cabelos curtos.
Comentários estão fechados.