IBGE diz que o Brasil ganhou mais 72 km² de território
Brasil sofre alterações territoriais, e o país passou a ficar com 72 km² a mais.
Frequentemente, são publicadas notícias novas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e, recentemente, o órgão disse que o Brasil aumentou o seu território em 72 km². Antes, o país contava com 8.510.345,540 km, em 2021, e passou para 8.510.417,771 km no ano passado. Esse aumento foi devido a novos delineamentos de fronteira internacional. Veja mais detalhes abaixo.
Brasil sofre aumento territorial
Esse aumento territorial se deu em trechos do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Segundo o IBGE, o cálculo dessa nova área foi feita a partir de imagens atualizadas de satélite.
Dessa forma, concluiu-se, então, que a expansão foi de 72km². Esse número, inclusive, foi muito maior do que se imaginava. Vale ressaltar que não houve mudança de fronteiras, apenas de mensuração de superfícies em trechos da fronteira nos estados citados.
Afinal, como são feitos os cálculos?
Fontes confiáveis disseram que os cálculos são feitos com base nos dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores e na melhoria de insumos cartográficos (imagens de satélite).
Atualizações de limites
Além disso, o IBGE divulgou, há pouco tempo, mapas atualizados com os novos limites de 174 municípios brasileiros. As mudanças na divisão político-administrativa aconteceram entre 1 de maio de 2021 e 31 de julho de 2022.
Em relação ao maior número de mudanças nos limites municipais, temos a seguinte sequência:
- Rio Grande do Sul – 61 municípios
- Pernambuco – 50 municípios
- Paraná – 47 municípios
Além desses três principais municípios, também houve mudanças em Mato Grosso (6), Maranhão (3), Rio Grande do Norte (3), Tocantins (2) e Goiás (2).
Quando as atualizações irão acontecer?
As atualizações irão ocorrer após a publicação da nova legislação. Para mais exatidão, Roberto Tavares, coordenador de Estruturas Territoriais, diz que trata da decisão judicial e relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos respectivos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE.
Comentários estão fechados.