10 ideias divertidas para brincar no parque
Brincar ao ar livre, especialmente no parque, permite que as crianças tenham um contato com a natureza e sejam criativas, por isso, veja essas 10 ideias.
Com a tecnologia, tornou-se cada vez mais raro ver as crianças brincando ao ar livre. Porém, esse contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento, criatividade e a autoestima. Brincar no parque com os amiguinhos, além de de ser divertido, incentiva as crianças a serem mais lúdicas, já que elas precisam inventar suas próprias brincadeiras, para isso, você precisa conhecer essas ideias!
Além disso, brincar no parque ainda proporciona uma excelente oportunidade para reunir toda a família em um momento de distração, fortalecendo laços e estreitando as relações sociais. E o melhor de tudo, os adultos podem aproveitar para brincar com as crianças.
Ideias para brincar no parque
Vamos te dar algumas dicas de como as crianças podem brincar ao ar livre, explorando a natureza e a criatividade de maneira lúdica e saudável.
1 – Caça ao tesouro
O parque possibilita inúmeros cenários para se esconder ou esconder objetivos. Que tal juntar alguns amigos e procurar um deles? Escolha um objeto e coloque-o em algum lugar: pode ser no tronco de uma árvore, embaixo de uma pedra ou atrás de um banco. Conta até 10 e peça para que as demais crianças procurem o objeto.
2 – Corrida de saco
Essa brincadeira é bem legal e só requer que as crianças tenham sacos, que podem ser de tecidos ou aqueles de feira. Delimite uma linha de largada e de chegada. Conte até três e saiam pulando. Quem chegar primeiro na linha, vence.
3 – Empinar pipa
A vantagem de brincar no parque é que não tem fios de alta tensão, o que faz dessa uma ideia muito divertida: soltar pipa. A brincadeira já começa com a confecção da pipa, que pode ser feita com a ajuda de um adulto. No parque, é possível soltar pipa com amigos e ver quais são as mais bonitas.
4 – Esconde-esconde
O esconde-esconde também é uma das brincadeiras mais antigas que conhecemos. O parque tem vários lugares para se esconder. De olhos fechados, conte até 30. Enquanto isso, os outros correm para se esconder. Marque um local para ser o ‘salve’. Quem for pego, está fora, mas quem conseguir chegar no ‘salve’ está livre.
5 – Guerra de bexiga d’água
Monte uma equipe e defina a área que cada um deve ficar. Encha as bexigas com água, e, igual na queimada, tente acertar o colega. Se encher as bexigas com tintas coloridas não tóxicas, a brincadeira ficará ainda mais legal, já que todos sairão coloridos.
6 – Mímica
Escreva o nome de animais, profissões e objetos em papéis. Faça um sorteio, e, sem usar as palavras, tente fazer seus amigos adivinharem o que estava escrito. Quem acertar primeiro fará a mímica.
7 – Pega-pega
Essa brincadeira é tão simples que nem precisa de muitos detalhes. Escolha uma pessoa para pegar os demais, que deverão correr, tentando fugir. O primeiro a ser pego deverá pegar os demais.
8 – Pular corda
Essa brincadeira é bem legal, pois todos podem brincar, inclusive os adultos. Usando uma corda bem grande, duas pessoas irão segurar suas pontas e rodar o mais rápido possível. Enquanto isso, os demais terão que entrar e sair.
Para dificultar um pouco, que tal pular no ritmo de uma música?
9 – Trenó na grama
Para fazer essa brincadeira, basta usar um pedaço de papelão e escorregar em algum local do parque que seja mais elevado, como um morro.
10 – Obstáculos
Para criar os obstáculos, pode-se usar cones, bolas, bambolês e até mesmo os calçados. A brincadeira é percorrer todos os obstáculos o mais rápido possível, mas sem tocar em nada. Quem completar tudo, vence.
Que tal colocar em prática o seu estilo mais aventureiro e assim, criar memórias inesquecíveis com os seus pequenos?
Você gostaria de ler mais conteúdos como esse sobre ideias divertidas para brincar no parque? Então clique aqui!
Comentários estão fechados.