Identificando mentiras: aplique o ‘método triângulo’ no estudo da linguagem corporal
Algumas pessoas são mestres em enganar os outros, mas é possível perceber as mentiras pelas pistas que elas deixam no seus gestos!
Nem sempre as pessoas são francas no momento do diálogo, o que pode atrapalhar o entendimento de forma intencional. Com isso, entender os aspectos básicos relacionados à linguagem corporal é importante para perceber quando as pessoas não estão falando a verdade. Confira como funciona o método triângulo para isso.
Leia mais: Sinais De Linguagem Corporal Podem Dizer Muito Em Uma Relação
Perceba além do que está sendo dito
De acordo com especialistas no assunto, os manipuladores costumam ser classificados em dois grupos. No primeiro, as pessoas mentem por hábito, e isso faz com que elas acreditem fielmente no que estão falando. Em relação ao outro grupo, os mentirosos entendem que estão enganando as pessoas, mas fazem isso conscientemente.
Para identificar esse tipo de pessoa, é necessário perceber alguma pistas que elas podem deixar passar nas suas feições ou em seus movimentos. Dessa forma, o método triângulo nos ajuda nesse momento, onde seus três pontos podem nos ajudar a sair dessas situações:
1. Preste atenção no que não está sendo dito
É óbvio que quem tem experiência na mentira não deixa isso visível na sua fala, mas alguns gestos ocultos podem ajudar. É o caso de algumas inquietações nos membros inferiores e superiores, assim como a interiorização do gesto. Dessa forma, ao invés de estar confortável, o mentiroso ficará mais recluso, como cruzando os braços e as pernas.
2. Foque no gestos no rosto
Além dos gestos das mãos e pernas, o rosto entrega muitas verdades. Com isso, é necessário observar micro expressões na região da boca e o direcionamento do olhar em certos momentos. Dessa forma, olhar para baixo e para a esquerda aponta uma formulação de mentira.
3. Esteja atento ao corpo
Não só a forma como as pessoas falam, como voz trêmula e pausada, mas os sinais repetidos também precisam ser analisados. Com isso, observe quando alguém coça a cabeça, endireita os olhos, ou passa a mão na nuca várias vezes, pois isso pode apontar inverdades no que está sendo dito.
Comentários estão fechados.