Identificando relações tóxicas: 10 sinais de que você está sendo permissivo demais
Atente-se a estes 10 sinais, pois eles podem indicar que você está mantendo alguma relação tóxica no seu dia a dia.
Ao longo da nossa vida, convivemos com muitas pessoas, e cada uma delas tem um jeito, uma forma de agir. Porém, não podemos normalizar relações em que, de algum modo, o jeito de ser do outro nos deixe desconfortáveis.
Assim, é importante reconhecer situações negativas, como quando nos sentimos “pisados(as)” por outra pessoa, a fim de dar um basta e manter apenas relacionamentos equilibrados.
Para que você consiga identificar se está sendo permissivo(a) demais em suas relações, alistamos alguns sinais de alerta. Veja a seguir!
10 sinais de permissividade exagerada
1. Você tem dificuldade de dizer “não”. É fundamental estabelecer limites, ainda mais em situações em que você não concorda com a outra pessoa.
2. Você esquece de si para estar sempre tentando agradar o outro. Situações como essa, infelizmente, costumam acontecer muito em relacionamentos afetivos.
3. Para evitar brigas e conflitos, você se abstém de dar sua opinião ou simplesmente discordar e falar os motivos pelos quais você não gostou de algo.
4. Você precisa pensar muito antes de falar qualquer coisa.
5. Sua autoestima está prejudicada e diminui sempre que você se sente desvalorizado(a).
6. Você se doa e não é correspondido(a). A falta de reciprocidade também é um sentimento gerado através da falta do outro.
7. Você tende a querer solucionar tudo. Porém, o outro não te ajuda e muito menos te apoia.
8. Você tolera ser encarado(a) sempre como o(a) errado(a) ou simplesmente se coloca nessa posição na maioria ou em todas as vezes, mesmo que o outro te desrespeite.
9. Você tem medo do outro. Quando se tem medo da outra pessoa, é porque normalmente ele(a) te ataca verbalmente e não te valoriza.
10. Você sente que perdeu sua identidade. Você já não se reconhece mais e sente que está moldado(a) às expectativas do outro.
Se você se identifica com algum desses pontos, é importante refletir como andam seus relacionamentos e tomar as ações necessárias para estabelecer limites saudáveis. Lembre-se: a sua saúde mental e autoestima estão em jogo!
Comentários estão fechados.