Idiomas Sem Fronteiras oferece cursos grátis de inglês e francês

0

Já pensou em fazer um curso presencial de inglês de graça? Pois é, então se prepare, porque este benefício já pode ser uma realidade em sua cidade. A partir de maio deste ano, todas as 63 universidades públicas da rede federal irão oferecer cursos presenciais de língua inglesa. A iniciativa faz parte do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), criado em 2014. O IsF já está em andamento em 43 instituições de educação superior espalhadas pelo Brasil.

Além de oferecer o inglês, língua mais exigida em concursos, o programa também dispõe de cursos online de francês, em que o estudante poderá, de forma cômoda, estudar e exercitar este idioma. O objetivo e a expectativa é que no ano de 2016, também comecem cursos presenciais de francês, além de outros idiomas.

Para participar dos cursos presenciais, os alunos precisam dominar o nível intermediário da língua inglesa. Não sabe seu nível? Fique tranquilo, o aluno pode saber seu grau de proficiência no idioma por meio de um programa. Basta se inscrever na plataforma online do IsF gratuitamente e realizar a avaliação TOEFL ITP. É importante lembrar que tudo isso é válido apenas para os estudantes e servidores das universidades federais do Brasil. A partir de maio deste ano, o exame se tornará obrigatório para frequentar aulas de inglês presenciais.

aprender-idiomas-fronteiras

O que é o programa?

Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu), em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Idiomas sem Fronteiras é um programa federal, que visa incentivar o aprendizado de línguas estrangeiras, a fim de propiciar uma vasta mudança no ensino de idiomas das diversas universidades de nosso País.

O diferencial mais importante é que o programa oferece oportunidades a estudantes de graduação e pós-graduação em programas de internacionalização, como o intercâmbio ou demais mobilidades estudantis, o que garante o suporte necessário para que o brasileiro se projete profissionalmente no mercado de trabalho nacional e internacional.

Idioma sem Fronteiras

O IsF nasceu com o propósito de proporcionar oportunidades a todos, bem como garantir a acessibilidade a universidades de países onde a educação superior é guiada por línguas estrangeiras.

Suas ações não se limitam a estudantes que buscam sair do país, como também visa atender comunidades universitárias brasileiras que recebem cada vez mais professores e alunos de outros países. Esta comunicação entre países, estudantes e professores precisa de qualidade no processo de troca de informações, e é aí que o IsF entra, com o propósito de romper barreiras que possa prejudicar este desenvolvimento global.

Até o mês de março, 61.947 vagas já constavam com inscritos em cursos presenciais de inglês e 714.999 na plataforma virtual do MyEnglish Online (MEO). Isso mostra a grande aceitação e procura de estudantes no país.

Inscrições

Se você se interessou pelo programa, não perca tempo, inscreva-se. Para tentar uma vaga nos cursos de inglês, clique aqui (http://isf.mec.gov.br/ingles/inscricoes) e, para se na língua francesa, clique aqui (http://isf.mec.gov.br/frances/pt-br/inscricoes).

Para maiores informações, acesse o portal oficial do programa Idiomas Sem Fronteiras (http://isf.mec.gov.br/)

Aproveite esta grande oportunidade e busque sua formação em um idioma estrangeiro. Segundo dados cedidos por empresas de recursos humanos de seleção e recrutamento com atuação em Uberaba, Uberlândia, Catalão (SP) e Ribeirão Preto (SP), 10% das empresas com atuação no Brasil exigem língua estrangeira no currículo. Os melhores empregos, que geralmente são em concursos ou em multinacionais, exigem idiomas estrangeiros como pré-requisito até mesmo para primeira entrevista.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.