Idosos podem usar Bilhete Único para embarque gratuito em SP
Desde quarta-feira, 1, os idosos moradores de São Paulo podem usar o cartão para acesso gratuito aos ônibus da cidade.
Fevereiro promete! Os idosos na faixa etária de 60 e 64 anos que são residentes de São Paulo terão acesso gratuito ao sistema de ônibus da cidade, desde que usem o Bilhete Único. Apesar de já estar disponível desde dezembro, agora não é mais necessário apresentar o documento de identidade para usufruir do benefício.
Idosos tem acesso gratuito
Dessa maneira, basta que seja feita uma recarga mensal nas estações de metrô, trem, terminais de ônibus ou nos próprios coletivos para fazer uso. O cartão estando devidamente carregado, os idosos podem utilizar o sistema do Bilhete Único para embarcar nos coletivos, passando imediatamente pela catraca, sem dar qualquer justificativa.
Para solicitar o cartão, basta acessar o endereço eletrônico da SPTrans. Nele, também dá para realizar a consulta para verificar se o Bilhete Único está em funcionamento, bem como solicitar a segunda via do documento, caso seja necessário.
Na capital paulista, o decreto municipal em 14 de dezembro de 2022 estabeleceu que as pessoas entre 60 e 64 anos teriam acesso gratuito ao transporte público. Em 21 de janeiro, o governador do estado, Tarcísio de Freitas, decretou a gratuidade para os demais serviços de transporte público sob responsabilidade do governo estadual, como metrô e trens.
Para utilizar o benefício, é possível habilitá-lo no cartão TOP ou no próprio cartão do Bilhete Único. Também é possível que os idosos entre 60 e 64 anos desembarquem pela porta da frente dos ônibus de transporte público municipal, apresentando algum documento de identidade com foto que possa comprovar a faixa etária da pessoa.
O que é o Bilhete Único?
É um cartão cujo o objetivo principal é o armazenamento de valores em dinheiro, possibilitando assim o pagamento das passagens de ônibus, micro-ônibus, metrô e trens da CPTM. Em outras palavras, a ferramenta visa a maior praticidade para o embarque nos transportes públicos de São Paulo.
Comentários estão fechados.