Ilusão de ótica: os círculos estão girando em velocidades diferentes?
Será que estes dois círculos estão enganando o nosso cérebro? Veja a seguir como isso é possível!
As ilusões de ótica costumam ser muito divertidas, afinal, algo muito diferente do que os nossos olhos veem está acontecendo. Por ser diferente e curioso, as pessoas criam um certo interesse, fazendo com que a ilusão de ótica seja valorizada. Com isso, hoje trouxemos um vídeo que com certeza vai “bugar” o seu cérebro!
Leia mais: Ilusão De Ótica: Você É Competitivo Ou Brutalmente Honesto?
Observe o vídeo e tire a suas conclusões
O GIF do Tweet abaixo deu muito o que falar na rede do passarinho. Ele mostra um círculo formado por lanternas, mas as luzes e o sentido da direção podem causar certa confusão à primeira vista. Isso acontece, pois, nosso campo visual tenta ser o mais “racional” possível, tentando enxergar exatamente o que lhe é mostrado. Observe atentamente:
The right ring appears to rotate faster than the left one, though the velocity is the same. pic.twitter.com/YnJ9Uh6Hvq
— Akiyoshi Kitaoka (@AkiyoshiKitaoka) October 8, 2022
E então? Qual círculo está girando mais rápido? Será que existe algum tipo de mágica acontecendo? Algum efeito visual feito por computação? Na verdade não é nada disso! Se você respondeu que eles possuem velocidades iguais, parabéns! De fato, os círculos não se diferem nesse sentido, fazendo certa confusão em nossas mentes. No entanto, qual o motivo disso confundir tanto a nossa mente? Vamos entender no tópico abaixo:
Mas por que isso acontece?
Os flashes piscando de forma rápida no círculo da direita faz parecer que ele também gira com mais velocidade. Perceba que no outro círculo não há flashes, e essa comparação aumenta a sensação de rapidez do outro. Além disso, o sentido da rotação é outro fator que diferencia um círculo do outro, e essa diferença aumenta a percepção de velocidade no círculo da direita.
E então? Já conseguiu identificar que a velocidade deles é exatamente a mesma? Tente focar um pouco no movimento da direita, forçando o seu olho a ignorar os flashes, assim é possível identificar essa característica em comum entre eles!
Comentários estão fechados.