Ilusão de ótica para testar o cérebro mistura urso e rosto de homem
O desafio é encontrar o rosto do rapaz em apenas 20 segundos.
As ilusões de ótica possuem diversas finalidades, entre elas o desafio e a diversão. Nesta ilusão, criada no século dezenove, há não só o rosto de um urso desenhado, mas de um homem também. Nesta ilusão de ótica para testar o cérebro, a proposta é que o rosto do rapaz seja encontrado em até 20 segundos.
Leia mais: Ilusão de ótica para testar seus olhos: Quais números você viu primeiro?
Diferentemente dos animais, o cérebro humano é capaz de olhar para as imagens e objetos de modo diferente, e cada percepção distinta pode trazer uma nova informação, a depender do ângulo que se olhe. Na psicanálise, por exemplo, as ilusões de ótica podem indicar o modo como os seres humanos percebem eventos.
Ilusão de ótica de 1880; Cadê o meu mestre?
A imagem acima, com esboço do ano de 1880, foi originalmente feita para crianças como um quebra-cabeça com a pergunta: “Cadê o meu mestre?”. No entanto, hoje é uma famosa ilusão de ótica que mostra um urso com o rosto de um homem escondido dentro dele. É uma diversão, mas a parte mais complicada é encontrar o rosto do homem em apenas 20 segundos. Por essa razão, essa ilusão de ótica desafia o cérebro e já deixou diversos adultos de sobrancelha em pé enquanto tentam descobrir onde está o rosto do rapaz entre os pelos do animal.
É possível encontrar o mestre do urso em 20 segundos?
À primeira vista, pode parecer difícil encontrar o rosto do homem. Mas, ao inclinar a cabeça para a direita, o observador pode ser capaz de encontrar. O mestre do urso pode ser identificado de frente para a base do pescoço do animal, com o topo da cabeça visível logo abaixo da orelha esquerda do urso.
É por esse motivo que a psicanálise afirma que as ilusões de ótica indicam como as pessoas veem os eventos. Combinações específicas de luz, cor e padrões têm o poder de induzir o cérebro a perceber algo que, inicialmente, não está ali. Mas e você? Foi capaz de encontrar o rosto do mestre em 20 segundos?
Comentários estão fechados.