Importância de assumir os próprios erros
Assumir que tem falhas e tentar arrumá-las é fundamental para manter as relações saudáveis e a consciência tranquila, então veja quais passos seguir.
Tanto nos relacionamentos interpessoais quanto no ambiente de trabalho, nós temos uma tendência natural a fugir das consequências dos nossos erros. Fazemos isso ao negá-los, culpando outras pessoas pelos problemas ou simplesmente ignorando a situação.
Leia mais: Você é uma pessoa imatura? Esses sinais podem indicar que sim
Sendo assim, hoje iremos abordar a importância de reconhecer as falhas para você saber como ser uma pessoa mais responsável.
Por que é importante reconhecer os próprios erros?
Seria ótimo se sempre estivéssemos certos e nunca tomássemos decisões erradas, mas somos humanos e estamos sujeitos aos equívocos. Você certamente já ouviu de alguém que “errar é humano”, não é? Isso é normal. O que não é normal é fugir das responsabilidades e desconsiderar as consequências das próprias ações.
Listamos algumas dicas fundamentais para você entender como reconhecer essas falhas para se tornar uma pessoa mais consciente. Alguém que é responsável pelo que diz e faz. Siga essas sugestões, pois assim você poderá perceber uma diferença positiva nas suas relações em pouco tempo.
1. Assuma os erros para você mesmo
Às vezes a parte mais difícil é admitirmos para nós mesmos que falhamos. É por isso que a primeira dica e uma das mais importantes é: assuma o que fez no seu interior. Faça este exercício. De preferência, verbalize qual foi o seu erro em vez de só falar isso nos seus pensamentos. Você certamente já vai tirar um peso da consciência.
2. Admita o erro para as pessoas envolvidas na situação
Uma vez que você tenha se convencido da sua falha, é importante deixar claro para as pessoas envolvidas na situação que você tem consciência do que fez ou disse. Pode até tentar justificar a ação (caso seja algo justificável), mas mostre que entendeu que não foi algo legal.
3. Peça perdão e mostre que quer fazer diferente
Após reconhecer o fato para você e para os envolvidos, é hora de pedir desculpas. Algumas pessoas têm uma grande dificuldade de falar “me desculpe, eu errei, isso não vai mais acontecer”, contudo essas palavras são fundamentais para selar a paz nas relações. Peça desculpas sinceras!
4. Pense no futuro
De nada vai adiantar seguir os três passos anteriores se persistir fazendo as mesmas coisas de sempre, certo? Desse modo, é importante que você pense no futuro e se organize para não repetir as mesmas atitudes. Isso vale para todas as suas relações, sejam elas de trabalho, as familiares ou até mesmo as de amizades.
Comentários estão fechados.