INACREDITÁVEL: Pintura de 400 anos atrás mostra suposto tênis da Nike

Apreciadores atentos conseguiram encontrar um tênis da Nike (ou quase isso) na pintura de um famoso artista italiano. Veja!

A era digital é um terreno fértil para rumores e notícias falsas se espalharem rapidamente. Indo nesse sentido, recentemente surgiu na internet um rumor intrigante sobre a famosa pintura ‘O Jovem Cavalheiro’, de Giovanni Battista Moroni.

O boato sugere que a obra retrata um jovem usando um par de tênis com o famoso símbolo da Nike, apesar de ter sido pintada há quatro séculos. Estaríamos diante de uma anomalia temporal? Vamos descobrir!

Conheça a pintura em questão

Como citado anteriormente, a obra de arte em foco é ‘O Jovem Cavalheiro’, uma retratação clássica e elegante de um jovem nobre italiano que não teve o seu nome divulgado.

Ela foi criada pelo renomado pintor italiano Giovanni Battista Moroni por volta do século XVI. A peça é conhecida por sua meticulosa atenção aos detalhes e pela habilidade do artista em capturar a personalidade de seus retratados. Confira a representação:

(Foto:National Gallery/Shutterstock)

O rumor do tênis Nike

Nos últimos tempos, um rumor começou a se espalhar pela internet, alegando que o jovem retratado na pintura estava usando um par de tênis com o símbolo da Nike. No entanto, essa alegação é obviamente infundada e baseada em uma interpretação da obra.

Basta olhar para os pés do rapaz que qualquer pessoa terá a impressão de que ele está utilizando calçados modernos. Porém, a pintura é de 400 anos atrás, muito antes de qualquer tipo de tênis ser criado, incluindo os da icônica Nike.

Além disso, ao analisar a pintura com cuidado, fica evidente que a suposta imagem do tênis é, na verdade, uma interpretação errônea de um detalhe presente no calçado do jovem, que é uma espece de botina antiga.

O formato e a textura do sapato podem até lembrar vagamente um tênis moderno, porém, devemos considerar o contexto histórico e a evolução da moda ao longo dos séculos.

Anacronismo na pintura

É importante destacar que anacronismos em obras de arte não são incomuns hoje em dia, muito pelo contrário. Os artistas atuais muitas vezes incorporam em suas obras elementos que são anacrônicos ou não condizentes com a época retratada.

Isso acontece seja como um meio de expressão criativa ou como um comentário social, duas práticas completamente normais e comuns. Entretanto, no caso específico de ‘O Jovem Cavalheiro’, não há possibilidade disso acontecer, dada a época em que a obra foi confeccionada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.