Incansável! Após 960 tentativas, idosa tira sua carteira de habilitação
Esse é o caso de Cha Sa-Soon, sul-coreana de 69 anos.
Tirar a primeira habilitação pode ser uma tarefa exigente, mas não necessariamente difícil. O processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) exige que o candidato passe por um curso teórico de direção defensiva e legislação de trânsito, exame teórico, curso prático de direção veicular e exame prático de direção.
No entanto, nem sempre as pessoas costumam passar de primeira. Esse é o caso de Cha Sa-Soon, sul-coreana de 69 anos que fez história ao tirar a habilitação depois de 960 tentativas e gastar mais de R$ 70 mil em aulas práticas e testes de direção.
No total, foram 959 exames até ela passar na prova de número 960 e finalmente obter a carteira de habilitação. Desde 2005 a sul-coreana tentava passar no exame teórico. No entanto, os esforços dela foram até novembro de 2009.
Cha não desistiu porque precisava da licença para colocar em prática o próprio negócio de venda de vegetais e visitar os filhos. Esse caso teve ampla repercussão no país asiático e fez a mulher ser conhecida na Coreia do Sul.
O sucesso foi tanto que inclusive a levaram para participar de uma ação comercial da montadora Hyundai.
Requisitos para tirar a primeira habilitação no Brasil
- Ter idade mínima de 18 anos;
- Ter documentos originais: RG, CPF e comprovante de residência atualizado;
- Saber ler e escrever;
- Ser aprovado em um exame médico e psicológico;
- Assistir às aulas teóricas do curso de formação de motoristas, que têm carga horária de 45 horas/aula;
- Ser aprovado em uma prova teórica com questões de múltipla escolha;
- Realizar aulas práticas de direção, sendo que pelo menos uma delas deve ser realizada à noite;
- Ser aprovado em uma prova prática de direção.
Vale lembrar que os procedimentos podem variar de acordo com a legislação de cada país ou estado, mas, em geral, são essas as etapas básicas. Se você já tem CNH, esteja atento aos prazos de validade da habilitação e às regras de trânsito para evitar multas e infrações.
Comentários estão fechados.