Inclusão: Porto Alegre disponibiliza 421 profissionais
Programa Incluir+POA deve atender 3 mil alunos com deficiência na rede municipal
Mediante a assinatura, nesta sexta-feira (20), do termo de cooperação para implantação do programa ‘Incluir+POA’, no Centro Administrativo Municipal Gulherme Socias Villela, pelo prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo, serão disponibilizados 421 profissionais (entre psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicopedagogos e agentes de Educação inclusiva) para atendimento de 3 mil alunos com deficiência, matriculados na rede municipal.
A qualificação do atendimento de tal contingente de estudantes é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com a Defensoria Pública e com o Ministério Público.
“Garantir a inclusão é um dos muitos desafios para termos uma educação pública de qualidade. Educação não é gasto, é investimento. Por isso, precisamos seguir qualificando as políticas públicas para quem mais precisa e gerar oportunidades de futuro”, acentuou o prefeito.
Na avaliação do secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa, a medida “é um grande avanço para apoiar o trabalho já realizado pelos professores e monitores nas nossas escolas, que terão o suporte de psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos e assistentes sociais. Deste total, serão 357 agentes de Educação Inclusiva, que vão se somar aos nossos atuais monitores onde há maior necessidade”, ao garantir “que nenhum dos atuais monitores será substituído ou transferido de função”.
Ainda de acordo com o termo de cooperação, a chegada dos novos profissionais será viabilizada por meio de parceria com o Terceiro Setor. Com a participação de nove instituições, o edital de chamamento público às organizações da sociedade civil foi divulgado em julho, tendo culminado com a classificação da Associação Brasileira de Educação, Saúde e Assistência Social (Abess).
O modelo de parceria com o Terceiro Setor, implantado pela Secretaria de Educação de Porto Alegre, foi instituído em 1990. Hoje, a prefeitura possui 215 instituições parceiras voltadas, sobretudo, para atendimento da educação infantil.
Somente nos últimos dias, a administração municipal convocou mais 34 monitores, previamente aprovados no concurso público 604, homologado em 9 de março deste ano, em que foram aprovados 551 candidatos, tendo sido chamados, até agora, 420 deles ou 76% do total. O certame tem validade até 10/3/2025.
Comentários estão fechados.