Incrível! Inteligência Artificial escreve e ilustra conto de mistério
Texto foi feito a partir de premissas estabelecidas por uma única frase e, o mais chocante: o resultado teve apenas pequenas edições.
Com a trend do aplicativo Lensa, aprendemos que a Inteligência Artificial (IA) pode concorrer de igual para igual com ilustradores e fotógrafos. Agora, as máquinas estão perto de concorrer também com escritores, após uma IA escrever E ilustrar um conto de mistério inteiramente sozinha.
Leia mais: Tecnologia Meta: inteligência artificial escreve artigos acadêmicos e TCCs
É isso mesmo que você leu! Um sistema de Inteligência Artificial criado por Jonathan I., da empresa RobotCandy, escreveu e ilustrou o conto “A História de Neverington: Prelúdio”. Todo o texto foi feito com diretrizes e premissas que vieram de uma única frase. A partir daí, a “imaginação” do robô tocou o barco.
Sabe o que é mais incrível nesta história? O resultado final teve apenas pequenas edições do programador.
Sobre o que fala o conto?
“A História de Neverington: Prelúdio” fala sobre um estranho vilarejo à beira-mar chamado Neverington. O suspense começa quando as pessoas começam a desaparecer aos poucos. No entanto, um homem conseguirá resolver este mistério, conforme diz o texto.
O texto, na verdade, é pequeno. Além disso, tal qual é sinalizado no título, trata-se de um prelúdio, o início de uma jornada. Leia abaixo.
Todo o conto foi escrito por GPT3, text-davinci-002 model. Enquanto as imagens foram geradas pelos sistemas Midjourney V4.
Inteligência Artificial pode até escrever um conto, mas conseguirá substituir a criatividade humana?
Dificilmente. Por mais que a tecnologia esteja avançando bastante no que tange as IAs, a mão de obra e, principalmente, a criatividade humana não serão substituídas. A ideia mais difundida entre cientistas é de que eles trabalhem em conjunto.
Além disso, o conto, as ilustrações e o aplicativo Lensa citado no início do texto são apenas alguns dos exemplos onde IAs poderão ser aplicadas no futuro. Programadores acreditam que, nos próximos anos, a Inteligência Artificial estará em todos os lugares, nos auxiliando nas mais diversas atividades.
Leia “A História de Neverington: Prelúdio”
O texto original, escrito pela IA, foi publicado na página de Jonathan I. no LinkedIn. Você pode acessar a publicação original clicando aqui, ou ler uma tradução livre abaixo.
Os boatos circulavam há semanas. As pessoas tinham desaparecido na pequena cidade de Neverington e ninguém parecia saber por quê. Alguns até disseram que os desaparecimentos eram obra de um monstro.
Ninguém sabia ao certo, mas o medo era suficiente para manter as pessoas dentro de casa após o anoitecer. Ninguém queria ser a próxima vítima.
Uma noite, um grupo de homens se reuniu na taberna local, falando em tom abafado sobre os recentes acontecimentos.
“Eu lhes digo, algo não está certo nesta cidade”, disse um dos homens.
“Sim, essa é a verdade”, concordou outro. “Eu ouvi dizer que as pessoas desaparecidas foram levadas por um monstro”.
“Disparate”, disse um terceiro homem. “É mais provável que seja o trabalho de um assassino”.Os homens continuaram a discutir até que um quarto homem falou.
“O que quer que seja responsável, precisamos fazer algo a respeito disso”, disse ele. “E eu conheço exatamente o homem para quem pode nos ajudar”.
Comentários estão fechados.