Infância livre de telas: Irlanda toma medida inusitada para proteger crianças

O movimento se iniciou entre uma comunidade de pais de crianças em idade escolar da cidade de Greystones e já se espalha por toda a Irlanda.

A exposição de crianças a conteúdos inadequados é um dos principais motivos para evitar que elas utilizem celulares com acesso à internet.

É nesta fase da vida que os seres humanos alcançam o ápice do desenvolvimento neurológico e, ficar exposto a materiais violentos ou abusivos pode ser extremamente nocivo.

Veja também: As crianças realmente crescem enquanto estão dormindo à noite?

Outro aspecto importante é o alerta de diversos especialistas sobre os efeitos negativos do uso de telas, principalmente de celulares, no aprendizado, na fala, no comportamento e no sono das crianças.

Por essa razão, uma cidade na Irlanda tomou uma medida bastante peculiar: proibir o uso de celulares por crianças. Veja mais detalhes sobre esse caso:

Pais se uniram para proibir o uso de celulares por crianças em uma cidade da Irlanda

De acordo com relatos do jornal The Guardian, associações de pais de oito escolas primárias na cidade de Greystones adotaram uma abordagem para proibir o uso de celulares.

Laura Bourne, uma mãe entrevistada pelo jornal, explica que ao fazer isso coletivamente, as crianças não se sentem excluídas e é mais fácil dizer não.

Por uma infância livre de telas

A medida estabelecida pelos pais proíbe o uso desses dispositivos em casa, na escola e em outros locais até que as crianças atinjam o ensino médio.

Essa ação é um exemplo incomum em um mundo cada vez mais digitalizado, especialmente considerando que as crianças muitas vezes têm acesso precoce às telas.

O artigo menciona que já existem leis que proíbem o uso de celulares em sala de aula. No entanto, a influência das outras crianças que tinham acesso a esses dispositivos em casa era um desafio a ser enfrentado, pois causava impactos negativos na sociedade irlandesa.

Essa medida foi implementada devido ao alto nível de ansiedade observado nas crianças durante o início da pandemia de Covid-19. A ideia recentemente ganhou força e o Ministro da Saúde da Irlanda, Stephen Donnelly, recomendou que se tornasse uma política nacional.

Além disso, os pais estão unidos em afirmar que seus filhos estão mais calmos, brincam mais e estão se desenvolvendo de forma saudável. Além dos efeitos positivos nas crianças, como um sono melhor e uma concentração ainda mais aguçada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.