Entenda se uma grávida com HPV pode dar à luz por parto vaginal
Tudo que você precisa saber sobre este assunto.
O HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que pode ser transmitida tanto para homens quanto para mulheres através de contato genital e oral. Se não tratado adequadamente, o HPV pode evoluir para condições mais graves, como câncer. Por essa razão, a vacinação é fundamental para prevenir a doença.
A vacina está disponível gratuitamente no SUS para jovens de 9 a 14 anos, sendo aplicada em duas doses.
Gravidez e parto
Muitas dúvidas surgem em relação ao HPV durante a gravidez e o parto. Uma das principais é se mulheres infectadas pelo vírus podem dar à luz por parto vaginal.
A oncologista Marcia Datz Abadi afirma que sim, o HPV não é uma contraindicação para o parto normal. Entretanto, é fundamental que essa decisão seja avaliada pelo ginecologista obstetra que acompanha a gestante.
Cuidados especiais
Embora o parto vaginal seja possível para grávidas com HPV, é importante lembrar que a doença pode causar a formação de verrugas genitais, que podem obstruir o canal de parto ou aumentar o risco de hemorragia grave. Nessas situações, a cesariana pode ser a melhor indicação.
Além disso, a retirada das verrugas por meio de cirurgia também pode ser uma opção. Em todo caso, a escolha da via de parto deve ser avaliada pelo médico individualmente.
Conclusão
É fundamental que as mulheres estejam atentas à prevenção do HPV e realizem exames ginecológicos regularmente, especialmente durante a gravidez.
Embora seja possível dar à luz por parto vaginal mesmo com a presença do vírus, é importante que os cuidados sejam redobrados e que o médico seja consultado para tomar a melhor decisão para cada caso específico.
Comentários estão fechados.