Ingerir bebidas alcoólicas em dias quentes é uma péssima ideia, apesar de comum

Consumir bebidas alcoólicas no calor pode desidratar o corpo rapidamente, aumentando riscos à saúde. Saiba como se proteger.

Quando o calor aperta, muitas pessoas buscam formas de se refrescar, e uma bebida alcoólica gelada parece uma escolha tentadora.

Porém, o que poucos sabem é que, em dias quentes, o consumo de álcool pode trazer uma série de riscos para a saúde, e nem sempre é a melhor opção para se manter hidratado ou enfrentar o calor de forma segura.

O álcool desidrata o corpo

álcool
Uma cerveja gelada parece irresistível no calor, mas pode contribuir para a desidratação. Foto: mediaphotos / Getty Images Signature

O álcool é um poderoso diurético, ou seja, ele aumenta a produção de urina e faz com que o corpo perca mais líquidos. Quando estamos expostos ao calor, já há uma perda considerável de líquidos pela transpiração.

Somando isso ao efeito diurético do álcool, a desidratação pode ocorrer de forma muito mais rápida do que se imagina. Mesmo que a bebida alcoólica pareça refrescante em um primeiro momento, o efeito que ela causa no corpo pode ser exatamente o oposto.

Além de aumentar a perda de líquidos, o álcool reduz a produção de vasopressina, um hormônio antidiurético que tem a função de controlar a quantidade de água no corpo. Quando consumimos álcool, esse hormônio é inibido, e o corpo elimina mais líquidos do que deveria.

Em um dia de calor intenso, essa combinação pode ser perigosa, pois a desidratação não afeta apenas o bem-estar imediato, mas também a capacidade do organismo de regular sua própria temperatura.

Bebidas destiladas são mais perigosas

Outro ponto de atenção é que bebidas com teor alcoólico mais alto, como destilados (gim, vodka, rum, tequila), são ainda mais prejudiciais em dias de calor. Essas bebidas têm um efeito diurético mais intenso e podem acelerar a desidratação.

Embora a cerveja seja considerada menos agressiva por ter um teor alcoólico mais baixo, seu consumo excessivo em ambientes quentes ainda pode ser prejudicial.

Quando o corpo fica desidratado, ele envia sinais que não devem ser ignorados. Os sintomas graves de desidratação incluem tontura, fraqueza, pele seca, confusão mental e até desmaios. Urina escura e ressecamento da boca também são alertas de que o corpo está perdendo líquidos mais rápido do que consegue repor.

Portanto, se você vai consumir álcool em dias quentes, é fundamental se manter hidratado com água e intercalar as bebidas. Consumir alimentos leves, evitar exageros e buscar sombra são atitudes que podem prevenir os riscos. O mais importante é ouvir seu corpo e reconhecer os sinais de que algo não está certo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.