Inimigos do freezer! 10 alimentos que você NUNCA deve congelar – eles odeiam o frio

Congelar alimentos é prático, mas nem todos mantêm suas propriedades. Veja o que evitar no seu congelador.

A prática de congelar alimentos é comum, especialmente para quem tem pouco tempo para cozinhar diariamente. Fazer isso com refeições prontas e ingredientes facilita a preservação, mas nem tudo pode ser submetido a baixas temperaturas sem prejuízos. Alguns itens, quando expostos ao frio intenso, perdem textura e sabor.

Além das alterações sensoriais, outro fator importante é a segurança alimentar. Descongelar e recongelar alimentos pode aumentar o risco de contaminação por bactérias, comprometendo a saúde. Para evitar problemas, é essencial saber exatamente o que pode ou não ser congelado e quais métodos usar para garantir a qualidade e segurança dos alimentos.

10 alientos que não devem ir ao freezer

Na imagem, tomate congelado, um dos alimentos que não devem ir ao freezer (Foto: Freepik)

1. Enlatados

Alimentos em lata não precisam de congelamento, pois já são conservados. Congelar latas fechadas pode rompê-las. Transfira alimentos de latas abertas para potes herméticos antes de congelar.

2. Queijos

Queijos cremosos, como ricota e brie, não devem ser congelados, pois perdem textura. Já queijos duros, como parmesão, podem ser congelados ralados ou em pedaços hermeticamente fechados.

3. Gelatina

A gelatina perde firmeza ao ser congelada, resultando em textura líquida ao descongelar. Siga as instruções de preparo e armazene na geladeira após atingir a consistência desejada.

4. Verduras

Folhas como alface e rúcula ficam murchas e com pontas queimadas quando congeladas. Armazene-as na geladeira, lavadas e secas, em potes ou sacos plásticos.

5. Massas cozidas

Massas ficam aguadas e pegajosas ao serem congeladas. Cozinhe no momento do preparo para obter uma melhor textura. Massas frescas podem ser congeladas antes do cozimento.

6. Tomates

Com alto teor de água, os tomates ficam moles após o congelamento. Guarde-os em preparações como molhos ou sopas para manter a qualidade.

7. Ovos

Ovos inteiros não devem ser congelados, pois o líquido interno expande e racha a casca, expondo o conteúdo a bactérias. Ovos cozidos também perdem a textura ao serem congelados. Para armazenamento prolongado, bata a clara e a gema e adicione sal ou açúcar.

8. Batatas

Ao serem congeladas cruas, as batatas escurecem e ficam granuladas. Cozidas, absorvem água e perdem sabor. Prefira preparações como purês ou técnicas industriais para fritura que minimizam mudanças na textura.

9. Maionese

A maionese, devido aos óleos e ovos em sua composição, não resiste ao congelamento. Os ingredientes se separam, afetando o sabor e a aparência. Armazene-a na geladeira e faça porções pequenas para evitar sobras.

10. Frutas cítricas

Congelar laranjas e limões altera a textura e o sabor das frutas. Armazene-as na geladeira ou congele apenas o suco em formas de gelo. As cascas podem ser congeladas e raladas para uso posterior.

Portanto, conhecer os alimentos que não devem ser congelados preserva sabor, textura e, principalmente, a segurança alimentar.

Adotando práticas corretas de armazenamento, é possível otimizar o uso dos alimentos e evitar desperdícios. Neste caso, o ideal é adaptar a rotina considerando essas informações, o que garantirá refeições mais saudáveis e saborosas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.