Previsão é de chuvas intensas em mais de 140 cidades do Norte o Nordeste
Não saia de casa desprotegido! As regiões Nordeste e Norte vão passar por chuvas intensas nos próximos dias, como indicou o Inmet.
Segundo o comunicado recente do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi emitido um alerta de grau de severidade laranja devido às chuvas intensas em 141 cidades do Norte e Nordeste do Brasil. O alerta é indispensável para que os residentes de áreas e riscos fiquem em alerta quanto as orientações das autoridades locais.
De acordo com o Inmet, o aviso de chuvas intensas permanecerá em vigor até amanhã, 13 de maio, às 10h. O esperado é de chuvas intensas, de 30 e 60 mm/h, ou acumulado de 50 a 100 mm com o passar do dia. Além das chuvas intensas, é importante ressaltar que também são esperados ventos com velocidades entre 60 e 100 km/h, coincidindo com a ocorrência de precipitação intensa durante esse período.
Essa combinação pode trazer riscos adicionais, tais como queda de energia, queda de árvores, alagamentos isolados e outros eventos semelhantes causados pela chuva. Para que os moradores dessas áreas possam se prevenir, o Inmet divulgou detalhadamente quais são as cidades que serão afetadas pelas chuvas intensas. Confira!
Previsão de chuvas intensas para 141 cidades do Norte e Nordeste
O Amazonas, Roraima, Pará, Maranhão e Amapá são os principais estados afetados com a possibilidade de chuva para os próximos dias. Estas serão as áreas afetadas:
- Zona Metropolitana de Belém;
- Oeste do Maranhão;
- Centro do Amazonas;
- Sul do Amapá;
- Sul de Roraima;
- Sudeste do Pará;
- Nordeste do Pará;
- Marajó;
- Baixo do Amazonas;
- Norte de Roraima;
- Norte do Amapá;
- Sudoeste do Pará.
É fundamental que os residentes dessas áreas citadas, que serão afetadas por chuvas intensas, busquem informações precisas com as autoridades locais. O ideal é permanecer em alerta e evitar sair de casa, visto que o risco de descarga elétrica estará em alta.
Mais informações podem ser coletadas na Prefeitura, com os Bombeiros ou com a Defesa Civil. A Defesa Civil está disponível no número 199 e, para os Bombeiros, 193.
Comentários estão fechados.