Inmet prevê final de semana de tempo fechado para o Sudeste do Brasil

São esperados grandes volumes de chuva para todos os estados da região.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acaba de anunciar o seu mais novo relatório de previsão do tempo, referente ao próximo final de semana.

De acordo com as previsões, uma área úmida localizada imediatamente acima da região Sudeste está convergindo com um estado de baixa pressão, que resultará numa frente fria diretamente influenciada pelo Oceano Atlântico e deve afetar o lado leste dos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

Todo esse cenário se choca com as rajadas de vento forte e as altas temperaturas que estão sendo captadas no Sudeste do país, gerando uma instabilidade meteorológica acentuada nesse próximo fim de semana.

Com isso, o Inmet prevê para o sábado (20) a chegada de chuvas torrenciais à região leste de São Paulo, sobretudo na capital e sua Região Metropolitana, bem como no litoral do estado.

Estima-se que as chuvas em São Paulo fiquem entre 80 mm e 100 mm, o que já é motivo suficiente para manter a atenção no início do final de semana.

No domingo (21), as chuvas se espalham e atingem também a Mata Norte de São Paulo, o sul do Rio de Janeiro e a Zona da Mata mineira, incluindo a capital Belo Horizonte. As pancadas de domingo devem gerar volumes de água entre 70 mm e 90 mm.

Mais previsões

No início da próxima semana as instabilidades devem se expandir do Sudeste, chegando também ao Centro-Oeste e ao sul da região Nordeste.

Os meteorologistas do Inmet alertam para grandes volumes de chuva concentrados no Espírito Santo, no sul da Bahia e no norte de Minas Gerais.

Seguindo seu fluxo de abrangência, a frente fria deve atingir também Goiás e o Distrito Federal, com possibilidade de tempestades por causa do choque entre a frente fria e as altas temperaturas que persistem na região.

O Inmet alerta aos moradores das regiões citadas que se mantenham atentos às recomendações da Defesa Civil dos seus respectivos estados e cidades, além de continuar acompanhando a previsão do tempo com igual atenção.

* Com informações do Inmet

você pode gostar também

Comentários estão fechados.