Inovação: carro que muda de cor é exibido pela BMW
Em feira de tecnologia, a BMW exibiu um protótipo de veículo que muda de cor. Os carros com a novidade devem chegar ao mercado em 2025.
A feira Consumer Electronics Show, que ocorreu em Las Vegas entre os dias 5 e 8 de janeiro, contou com várias demonstrações de novas tecnologias que serão implementadas no mercado. A produtora alemã BMW não ficou de fora das inovações, apresentando um novo protótipo do i Vision Dee, um carro que pode mudar a cor da pintura de acordo com a vontade do motorista, dentre outras novidades.
A ideia, entretanto, não é inédita. Na mesma feira, em 2021, a empresa apresentou o BMW iX, que marcou o nascimento do conceito, mas o carro só podia mudar para as cores incluídas no espectro do branco e do preto. Já no novo modelo, é possível escolher entre 32 cores disponíveis.
O nome do veículo, i Vision Dee, significa Digital Emotional Experience (Experiência Emocional Digital). De acordo com a empresa, a ideia para o nome veio do conceito de proporcionar uma maior conexão entre o veículo e as pessoas.
“Com o BMW i Vision Dee, mostramos o que é possível quando hardware e software se fundem. Dessa forma, somos capazes de explorar todo o potencial da digitalização para transformar o carro em um companheiro inteligente. Esse é o futuro para os fabricantes de automóveis – e, também para a BMW: a fusão da experiência virtual com o genuíno prazer de dirigir”, destacou o Presidente do Conselho de Administração da montadora, Oliver Zipse;
Esse recurso de alterar a cor do veículo realmente pode proporcionar um vínculo maior entre motorista e veículo, sendo que, assim, é possível escolher uma cor baseada no humor de quem está atrás do volante, no clima do dia, entre outras expressões.
Como funciona a tecnologia do carro que muda de cor?
A tecnologia funciona com 240 peças divididas na pintura do carro, sendo que cada uma delas pode ser colorida de maneira individual, o que a empresa chama de ePaper.
Não só a pintura foi inovadora, sendo que o veículo conta com muitas outras tecnologias em seu interior. Por exemplo, há uma nova reprodução de informações no para-brisas do carro, chamado de BMW Head Up Display, e um novo BMW Mixed Reality Slider, que permite ao motorista escolher os conteúdos digitais que aparecerão no Head Up Display.
Entretanto, esse protótipo não deve chegar aos mercados, sendo apenas uma amostra das tecnologias que serão implementadas nos veículos da marca a partir de 2025, fase que a empresa nomeou de Neue Klasse (nova classe).
Comentários estão fechados.