Já estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira do Oceano

Competição para estudantes promete novidades em 2022.

Organizada pelo Ministério da Ciência, contanto com três temas e quatro modalidades para edição de 2022, a Olimpíada Brasileira do Oceano já está com inscrições abertas. Através dela, 45 estudantes podem ser premiados com bolsas de iniciação científica do CNPq/MCTI. Veja neste artigo quais serão as novidades deste ano.

Leia mais: Jogos e brincadeiras que envolvam matemática

Como funciona a olimpíada?

Basicamente, a competição tem como objetivo trabalhar conceitos científicos, atividades pedagógicas e até mesmo realidades locais. Assim, através da proatividade entre os estudantes, pretende estimular a produção de trabalhos e maior visibilidade para questões pedagógicas e socioambientais em todo território nacional.

Através do compartilhamento de ações entre os participantes, os organizadores pretendem trazer mais oportunidade de aprendizado para a educação brasileira. Por conta disso, as olimpíadas fazem sucesso desde sua primeira edição, realizada em 2021. Foram mais de 3 mil estudantes de 17 estados do país produzindo conteúdo científico sobre a cultura oceânica. Ainda assim, 2022 promete muitas novidades que podem atrair ainda mais pesquisadores.

Novidades

Agora, 45 estudantes da rede pública de ensino poderão concorrer às bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Para isso, é necessário participar da modalidade “conhecimento” das olimpíadas e se destacar entre aqueles com maiores notas nas avaliações. Além disso, a seleção também leva em conta uma distribuição equilibrada de bolsas entre as regiões do Brasil e 60% delas destinadas às meninas.

Inclusive, os estudantes e trabalhos que forem premiados, incluindo aqueles das modalidades projeto, socioambiental e produção cultural, também terão seus nomes destacados e projetos publicados no site oficial da Década da Ciência Oceânica – Brasil. Para se cadastrar, é só se inscrever no site Maré de Ciência e seguir as regras do edital.

Datas

Até o dia 9 de setembro de 2022, os interessados podem se inscrever e se candidatar a uma das três modalidades disponíveis: Conhecimento, Projeto Socioambiental e Produção Artística, Cultural e/ou Tecnológica. Ademais, as olimpíadas vão contar com 4 temas: Mulheres na Ciência: Pesca e arquitetura artesanal; Mudança do clima; e bicentenário da independência.

Acesse aqui o site e realize sua inscrição.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More