Além do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa de Universidade Para Todos), o MEC (Ministério da Educação) divulgou o calendário de inscrições para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Entenda aqui como se inscrever para o programa no ano de 2023.
Leia mais: Governo anuncia novas regras para o abatimento em dívidas do FIES
Inscrições para o Fies 2023
No início deste mês, o Governo Federal divulgou que o cronograma do Fies iria se iniciar com a publicação dos editais de seleção em janeiro. Todas as informações a respeito do processo seletivo, como datas, regras, requisitos e valores, estarão disponíveis nos editais. O período de inscrições será de 14 a 17 de março, e o resultado está previsto para o dia 21 de março.
A previsão é que nos próximos dias seja divulgada a quantidade de vagas do Prouni, Fies e Sisu para o próximo ano. A inscrição possui como critério para seleção a nota do Enem, que pode ser de 2022 ou de anos anteriores. A escolha de qual será usada fica a critério do estudante.
O que é o Fies?
O Fies é um programa do Governo Federal fundado em 1999 pelo Ministério da Educação, com o intuito de servir de financiamento estudantil para aqueles que desejam ingressar em uma universidade que esteja cadastrada no sistema.
Sendo assim, é possível obter financiamento total ou parcial do valor das mensalidades da universidade desejada. Ao final do curso, o pagamento do financiamento terá acréscimo de juros, porém ele pode ser feito de forma parcelada.
Novidades para 2023
A grande novidade para o ano de 2023 é que, devido à crise econômica na qual o Brasil se encontra, muitas pessoas irão receber até 99% de desconto sobre a sua dívida do financiamento. A porcentagem do desconto será definida conforme algumas regras. São elas:
- O pedido deve ser feito entre 1 de setembro e 30 de dezembro de 2022;
- Aqueles que não estão com a dívida atrasada receberão 12% de desconto;
- Aqueles que estiverem com atraso de 90 dias terão suas multas 100% perdoadas, abatimento de 12% na dívida total do financiamento, e ainda terão a possibilidade de dividi-la em até 150 parcelas, com valor mínimo de 200 reais cada;
- Aqueles que estiverem com mais de um ano de atraso, mas são cadastrados no CadÚnico e receberam o Auxílio Emergencial, poderão ter até 92% da sua dívida perdoada;
- Aqueles que estiverem com mais de 5 anos de pagamentos atrasados receberão 99% de desconto sobre sua dívida.
Comentários estão fechados.