Inscritos no CadÚnico podem receber o ‘kit parabólica’ de graça

O benefício pode ser conseguido pelos cidadãos elegíveis através de uma linha telefônica direta ou do site Siga Antenado. Saiba mais!

Já há alguns anos milhares de famílias carentes vêm conseguindo acesso a sinais de TV e áudio melhores, graças à distribuição gratuita do chamado “kit parabólica”, que contém alguns equipamentos para recepção de sinal digital.

Esses equipamentos são distribuídos e instalados gratuitamente pelo Governo Federal e, para consegui-los, é necessário estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

De acordo com informações do portal Siga Antenado, plataforma criada exclusivamente para usuários tirarem as suas dúvidas sobre o kit parabólica, essa medida é motivada pela introdução da tecnologia 5G no território nacional.

Essa nova forma de transmissão utiliza a mesma faixa de frequência de rádio do sinal de TV, que atualmente é destinada à transmissão por meio de antenas convencionais. Com isso, nos locais em que o 5G é ativado, o antigo sinal analógico de TV é desativado.

Por esse motivo, muitos usuários vinham relatando a ocorrência de interrupções frequentes e até momentos em que as TVs ainda conectadas ao antigo sinal simplesmente param de funcionar.

Com interesse em resolver esse transtorno, o Governo Federal decidiu oferecer os kits parabólica, que, reiteramos, são gratuitos e destinados a pessoas de baixa renda que não têm como migrar para o sinal 5G sem a ajuda governamental.

A partir da instalação do kit, as famílias carentes podem finalmente ter acesso a um sinal de TV moderno e então desfrutar de imagem e som de qualidade na programação da TV aberta.

Como solicitar o kit parabólica?

Em primeiro lugar, os interessados em adquirir o kit parabólica devem residir numa das cidades que são contempladas pela oferta gratuita dos equipamentos.

De acordo com informações do Ministério das Comunicações, atualmente 439 cidades fazem parte do programa.

Além de estar em uma cidade contemplada, o solicitante também deve ter uma antena parabólica já instalada em casa. O equipamento pode ser o mesmo que era utilizado anteriormente na residência.

Tendo cumprido todos os requisitos, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site Siga Antenado para pedir o kit.  Na solicitação, a pessoa deve informar alguns dados pessoais, como CPF e Número de Inscrição Social (NIS).

você pode gostar também

Comentários estão fechados.