Insônia: desidratação pode ser uma das consequências de noite sem dormir
Estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia notou que as pessoas que dormem pouco são mais desidratadas.
É comum que pessoas que dormem poucas horas à noite relatem problemas como um mal-estar pela manhã. Geralmente associamos essa sensação unicamente à insônia. Porém, estudos da Universidade Estadual da Pensilvânia mostram que pouco sono pode causar desidratação e, consequentemente, incômodos ao começar o dia.
Leia mais: Evite esses alimentos e a insônia pode deixar de ser um problema para você.
Saiba mais do estudo
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores reuniram em torno de 25 mil pessoas chinesas e estadunidenses. Dessa forma, analisou-se o nível de água no organismo de ambas as populações, relacionando-os com as suas horas de sono. Assim, foi constatado que aqueles que dormiam menos apresentavam quadros de desidratação, quando em comparação aos que dormiram as horas recomendadas.
Entretanto, isso não quer dizer que pessoas que dormem menos estão menos propensas a beber água ou sentir sede. Na verdade, o estudo sugere que os quadros de desidratação independem da quantidade de água que a pessoa beba. Ou seja, quanto mais se dorme, melhor a capacidade de absorver os líquidos, e o contrário acontece com os que sofrem de insônia, por exemplo.
Segundo o estudo, em torno de 16% a 59% são mais propensos a estarem em situação de hidratação insuficiente. Por outro lado, também foi pontuada a importância das oito horas de sono, que seria o ideal para manter o corpo descansado e também hidratado.
Sensação de mal-estar
O estudo também relacionou a dificuldade de absorção de líquidos pelos que dormem pouco com a sensação de mal-estar na manhã seguinte. No caso, haveria uma relação com o fator hidratação, já que a falta de água no organismo também gera inquietações e altera a disposição das pessoas. Portanto, os dois fatores iriam somar para atrapalhar a concentração e gerar mais cansaço. Vale a pena ler esse estudo completo e saber mais sobre as deficiências que o nosso corpo sofre pela provação de sono.
Comentários estão fechados.