Instagram anuncia restrições de uso para menores de 16 anos
A partir de 2025 será inaugurada a “Conta de Adolescente”, uma modalidade que exige a autorização e supervisão dos pais de menores que acessam a plataforma.
O mundo digital, cada vez mais presente na vida dos jovens, exige atenção especial dos pais. Pensando nisso, o Instagram anunciou uma nova política que promete trazer mais segurança e controle para os adolescentes.
A partir de janeiro de 2025, menores de 16 anos precisarão da autorização dos responsáveis para criar uma conta na plataforma.
Essa medida, que faz parte do programa “Conta de Adolescente”, tem como objetivo proteger os jovens de conteúdos inapropriados e interações online perigosas.
Além da necessidade de aprovação parental, o Instagram implementou uma série de recursos para tornar a experiência dos adolescentes mais segura.
Entre eles, estão a restrição de mensagens diretas a pessoas conhecidas, a limitação de marcações e menções, além de filtros mais rigorosos para comentários e solicitações de amizade.
A plataforma também estará de olho no tempo de uso. Notificações serão enviadas para que os adolescentes façam pausas após uma hora de uso contínuo, e as notificações serão silenciadas durante a noite, incentivando hábitos de sono mais saudáveis.
Mais controle e tranquilidade para os responsáveis
Crianças e adolescentes terão que ser supervisionados no Instagram – Imagem: reprodução
Para os pais, a nova política do Instagram traz mais tranquilidade. Com a supervisão parental, será possível acompanhar as atividades dos filhos na plataforma, definir limites de uso e aprovar ou negar solicitações de mudanças nas configurações da conta.
Mas é importante lembrar que o controle parental não é a única solução. A educação digital é fundamental para que os adolescentes aprendam a usar as redes sociais de forma segura e responsável.
É preciso conversar com os filhos sobre os riscos da internet, estabelecer regras claras e estar sempre atento ao que eles estão fazendo online.
Delegar às plataformas, educadores e outras pessoas um papel que é dos pais não é a melhor solução.
Mas isso não muda o fato de que as mudanças anunciadas pelo Instagram representam um passo importante na direção de um ambiente online mais seguro para os adolescentes.
Comentários estão fechados.