Instituto Natura oferece curso gratuitos à distância para professores alfabetizadores

Curso é disponibilizado pelo Portal Trilhas, projeto criado pelo Instituto Natura para ampliar a formação de professores da área de alfabetização.

0

A alfabetização é um momento basilar do processo educacional pois, representa o aprendizado das letras alfabéticas e seu uso prático na Língua Portuguesa. Os professores envolvidos nesse processo precisam se manter atualizados sobre metodologias, procedimentos e conteúdos relacionados ao letramento.

No intuito de auxiliar e ampliar a formação de professores alfabetizadores, o Instituto Natura oferece um curso de especialização à distância, totalmente gratuito, com certificação validada pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto faz parte do Portal Trilhas, que tem como objetivo apoiar os docentes no trabalho com alfabetização.

O conteúdo é voltado para professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º, 2º e 3º anos). Após reformulação, o curso passou a ter carga horária de 85h incluindo novos materiais, como utilização de textos informativos, leitura literária, cadernos de orientação, jogos de linguagem, cartelas para atividades e leitura na aquisição da escrita.

O material é disponibilizado em PDF e pode ser integralmente baixado pela Biblioteca do Portal Trilhas. A adaptação do curso no ano passado permitiu também a participação por tablets e smartphones, o que possibilita o estudo pelos educadores através de novas formas de acesso. Outra novidade foi a criação do Professor Amigo.

Nele, educadores indicavam alfabetizadores para realizar o curso a distância. Quando pelo menos cinco deles finalizaram as 15 horas de atividades do EAD, a escola de quem os convidou recebia um acervo com dez obras literárias infantis. Ao final, foram 115 mil convidados fazendo com que o estoque de livros do projeto se esgotasse!

O Projeto está alinhado com o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação (Decreto número 6.094, de 24 de abril de 2007, artigo 2, inciso II), que estabelece, entre outros objetivos, a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, 8 anos de idade e o incentivo à leitura na sala de aula.

Saiba mais acessando a página oficial do Portal Trilhas: https://www.portaltrilhas.org.br/

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.