Inteligência artificial entra no mundo do mangá com o primeiro trabalho completo

O Japão tem seu primeiro mangá inteiramente criado por inteligência artificial, "Cyberpunk: Peach John".

Um autor de mangá de ficção científica do Japão que não se considera talentoso em desenho contou com a ajuda da inteligência artificial (IA) para criar uma nova saga distópica intitulada “Cyberpunk: Peach John“. Utilizando a ferramenta de IA Midjourney, que se juntou a outras ferramentas como Stable Diffusion e DALL-E 2, o autor criou um mangá com mais de 100 páginas em apenas seis semanas, algo que levaria um artista habilidoso cerca de um ano para fazer.

Foto: AFP.

Como o primeiro mangá inteiramente desenhado por IA do Japão, o trabalho levantou questões sobre a ameaça que a tecnologia poderia representar para os empregos e direitos autorais na indústria multibilionária de quadrinhos do país.

Foto: AFP.

O processo criativo de Rootport, que trabalhou em tramas de mangá anteriormente, envolveu a inserção de combinações de prompts de texto, como “cabelo rosa”, “menino asiático” e “jaqueta de estádio”, que evocaram imagens do herói da história em cerca de um minuto.

Os melhores quadros foram então selecionados para produzir o livro, que já provocou um burburinho online antes de seu lançamento em 9 de março pela Shinchosha, uma grande editora. Ao contrário do mangá tradicional em preto e branco, sua criação é totalmente colorida, embora os rostos do mesmo personagem às vezes apareçam em formas marcadamente diferentes.

Embora as ferramentas de IA tenham permitido que pessoas sem talento artístico pudessem fazer incursões na indústria de mangá, as violações de direitos autorais ainda são uma preocupação para alguns. Alguns legisladores japoneses também levantaram preocupações sobre os direitos dos artistas e a possibilidade de que assistentes dos artistas de mangá sejam substituídos pela IA.

No entanto, outros artistas de mangá veem a IA como uma companheira útil, capaz de ajudá-los a visualizar o que têm em mente e sugerir ideias aproximadas, que eles então se desafiam a melhorar. No geral, as opiniões sobre o papel da IA na indústria de mangá ainda são variadas e divididas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.