Bola de Cristal: Inteligência Artificial pode fazer previsão do futuro
A inovação da inteligência artificial ainda requer mais estudos, porém, os indicadores são positivos para previsão de futuro.
O avanço da inteligência artificial vai impactar em todas as áreas de nossa vida. Desde limpeza doméstica até cuidados pessoais. Mas hoje, um novo capítulo dessa história ganha um desenho. Agora, a Inteligência Artificial pode fazer previsão do futuro… Já pensou nisso? Segundo pesquisadores, em 99% das vezes em que a Inteligência artificial foi programada para prever situações futuras, ela se mostrou certa. A boa notícia é que a ferramenta não foi capaz de prever situações apocalípticas, como a destruição do planeta ou a chegada de seres extraterrestres.
Leia mais: Inteligência Artificial: Tecnologia permitirá diagnósticos feitos a partir da voz
Progressão da Inteligência Artificial
A ideia de analisar como a ferramenta funciona veio de pesquisadores da Alemanha, do Instituto Max Planck para a Ciência da Luz. Os cientistas desenvolveram um software com inteligência artificial para conseguir estudar a forma como ele evoluiu. No software utilizou como base informações de trabalhos acadêmicos de 1994 que também fizeram uso da inteligência artificial. No total, mais de 140 mil folhas de papéis foram utilizadas na pesquisa.
Dessa forma, os pesquisadores passaram a solicitar demandas para o software, com o objetivo de fazer previsões sobre como o sistema de IA se desenvolveu ao longo dos anos tendo como base os estudos de 1994.
Respostas da IA
O software apresentou 99% de certeza em suas respostas, ou seja, conseguiu ser claro sobre o desenvolvimento da inteligência artificial com o passar dos anos. Por isso, os cientistas começaram a se interessar em fazer perguntas sobre o futuro real para o software de inteligência artificial.
Mario Krenn, pesquisador responsável por liderar os estudos, afirma que esse é um novo capítulo na história da IA, com potencial de resolver grandes questões futuras e contribuir no desenvolvimento da ciência.
A ideia é que o software consiga fazer previsões certeiras sobre quais direções os pesquisadores devem seguir ou como utilizar a literatura científica para acelerar ainda mais o progresso da ciência.
Pensando no futuro, a esperança dos cientistas é que a inteligência artificial contribua com sugestões de pesquisas avançadas, afinal a finalidade da IA é fazer previsões.
Comentários estão fechados.