IA do Google agora consegue compor músicas a partir de texto

Nova ferramenta da Google pode ajudar com a produtividade dos artistas.

No último ano, os sites e ferramentas de inteligência artificial tem tomado conta da internet. Afinal, existe uma infinidade de chatbots e plataformas, onde elas oferecem a possibilidade de criar artes digitais, correção de textos e coleta de informações.

A nova IA do Google, por exemplo, é capaz de transformar textos em músicas, o que tem chamado bastante atenção dos entusiastas. Chamada de MusicLM, a ferramenta já pode ser testada em dispositivos Android e iOS.

Como funciona o MusicLM?

Diferente de outras plataformas, o MusicLM não gera músicas baseadas nas vozes de outros artistas. Ou seja, nada de Ariana Grande cantando as canções de Michael Jackson ou algo do tipo. Na verdade, e a ferramenta produz os sons através dos comandos dos usuários, utilizando da inteligência artificial para entregar melodias mais autênticas.

Depois, ela cria dois tipos diferentes de músicas, onde as pessoas podem ouvi-las para escolher qual é a mais agradável. Dessa forma, o Google poderá utilizar esses votos para aprimorar seus resultados e melhorar ainda mais a tecnologia.

Preocupações éticas com os artistas

O chatbot foi anunciado em janeiro de 2023 pela Big Tech, mas a expectativa é de que ele não fosse lançado para os usuários, visto haver algumas preocupações éticas com a indústria da música. Afinal, muitas ferramentas passaram a utilizar vozes de artistas para criar canções sem as suas permissões.

Porém, a empresa decidiu implementar salvaguardas rigorosas no chatbot para garantir que essas preocupações fossem abordadas com cuidado. Logo, através do diálogo com pessoas que estão inseridas nesse mercado, como o músico Dan Deacon, foram estabelecidas diretrizes para garantir os diretos desses indivíduos

Ademais, em seu blog, o Google afirma que está realizando workshops para descobrir como a tecnologia pode potencializar os processos produtivos. No final, o chatbot pode ser muito útil tanto para músicos profissionais quanto para quem está apenas começando, basta inscrever-se e entrar na lista de espera.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.