Inteligência emocional e smartphones: o que uma coisa diz sobre a outra?
Conheça práticas diárias que pessoas com alta inteligência emocional adotam no uso do celular para manter o equilíbrio e foco.
Muitas pessoas parecem navegar pelas emoções com serenidade, mesmo em situações desafiadoras. Esse domínio emocional frequentemente está ligado a um alto nível de inteligência emocional. Curiosamente, isso se reflete na forma como utilizam seus celulares.
De acordo com a Revista Exame, três ações diárias diferenciadas são comuns entre essas pessoas em relação ao celular. Elas visam preservar o bem-estar e aumentar a concentração.
Continue lendo para descobrir quais ações são essas e por que elas estão relacionadas à inteligência emocional!
Imagem: reprodução
1. Barreiras físicas entre você e o celular
Pessoas com inteligência emocional elevada criam distâncias físicas entre elas e seus celulares. Preferem deixar o aparelho no bolso ou em outra sala quando necessitam de foco total em alguma atividade, evitando distrações constantes.
Para a especialista Jenny Woo, de Harvard, essa prática reduz pressões externas e facilita a concentração. Sem a presença constante do celular, a ansiedade por novas notificações diminui, favorecendo a tranquilidade mental.
2. Intenções claras para o uso do celular
Usar o celular sem um propósito definido é uma cilada comum. Pessoas emocionalmente inteligentes têm intenções específicas ao interagir com seus aparelhos, o que é especialmente útil em encontros sociais.
Elas priorizam a interação presencial, evitando que o celular se torne uma distração. Essa atitude demonstra respeito e melhora a qualidade das conversas, além de fortalecer vínculos interpessoais.
3. Desativação de notificações e uso do modo “não perturbe”
Notificações contínuas podem ser desestabilizadoras. Por isso, pessoas com alta inteligência emocional desativam alertas desnecessários e usam o modo “não perturbe” para manter a concentração.
Ao controlar quais notificações merecem atenção, evitam-se interrupções, promovendo maior eficiência em tarefas importantes. Essa abordagem também contribui para uma mente mais calma e produtiva.
Tente você também
Adotar essas práticas no dia a dia pode trazer inúmeros benefícios, que não estão restritos a pessoas que já têm uma inteligência emocional estabelecida. Afinal, é possível desenvolver essa característica.
Ao incorporar tais estratégias, você pode experimentar aumento de foco e bem-estar, alinhando o uso do celular a um estado emocional mais equilibrado. Experimente!
* Com informações da revista Exame, via CurtaMais.
Comentários estão fechados.