Inteligência emocional em alta: com qual frequência você faz ESTA pergunta?
Embora muitas pessoas pensem ao contrário, não é uma fraqueza humana questionar e perguntar. A verdade é que ninguém nasce sabendo.
A maioria das pessoas tende a viver achando que possui todas as informações necessárias, independente da situação. Esse pensamento pode ser problemático, pois raramente temos acesso a todas as informações que precisamos. Existe uma tendência natural a resistir em reconhecer quando precisamos de ajuda ou quando nossa percepção pode estar incompleta. Para lidar com isso, é importante ter inteligência emocional.
Esse pensamento pode ser ainda maior quando se tratam de líderes. Quando alguém é colocado em uma posição de liderança, é natural pensar que seus julgamentos e habilidades são infinitamente superiores.
Um líder, por exemplo, pode ser tentado a pensar que está imune ao erro. Embora nem sempre isso seja expresso verbalmente, essa suposição muitas vezes transparece ao observarmos a atuação de líderes ao longo do tempo.
Por outro lado, os líderes com inteligência emocional reconhecem que há inúmeras situações que não estão sob o próprio domínio.
Eles compreendem que há momentos em que se beneficiam ao fazer a si mesmos uma simples pergunta de quatro palavras: “O que estou perdendo?”
Em quais contextos devemos nos questionar dessa forma?
Confira em quais situações você deve se fazer essa pergunta:
Nas relações
É provável que você tenha tido uma conversa que não correu bem com alguém. Pode ser que não tenha havido um contato visual adequado ou que a conversa tenha se transformado em uma discussão.
Quando isso acontece, existe uma boa possibilidade de que talvez você esteja perdendo algo. Talvez a pessoa perceba seu tom como argumentativo, ou talvez esteja passando por um dia ruim.
Ao adotar constantemente uma postura em que você busca identificar seus próprios erros, você se torna mais consciente de si mesmo. Isso proporciona a oportunidade de se concentrar no relacionamento, em vez de apenas reagir.
Existem muitas coisas que podem dar errado ou sair de sintonia em um relacionamento, e nem sempre elas são óbvias. Fazer essa pergunta simples pode ser o elemento que salva seus relacionamentos.
Ao tomar decisões
Se você é um líder encarregado de tomar decisões para sua equipe, a pressão para fazer as escolhas corretas pode ser avassaladora. É desafiador saber se você possui todas as informações necessárias para tomar a melhor decisão possível.
Você não tem todas as informações necessárias. Primeiro, retorne para o posicionamento inicial antes de tomar qualquer decisão. Questione sobre o que você possivelmente tem perdido, pois essa é a decisão mais sensata.
Essa abordagem ajuda a garantir que você considera possíveis lacunas de conhecimento antes de tomar uma decisão final.
Comentários estão fechados.