Introvertidos exibem habilidade subestimada, mas fundamental para o sucesso
Neurocientista de Harvard descobriu que introvertidos têm uma habilidade em comum muito importante para o sucesso. Qual é?
Um medo comum a todos os introvertidos é o de não conseguir se comunicar de maneira adequada com os demais, seja em ambiente de trabalho ou mesmo em meros encontros sociais. Uma neurocientista de Harvard descobriu que estas pessoas têm maiores chance de ter uma habilidade intrínseca que pode estar diretamente associada ao sucesso.
Introvertidos estão um passo à frente?
A PhD Juliette Han disse ao site CNBC que quando ela ingressou em sua carreira profissional, temia ter que se esforçar para ser mais extrovertida. Apesar de nutrir o temor, isso não era necessário. De acordo com ela, as pessoas introvertidas têm uma habilidade que poucos desenvolvem: a de escrever claramente.
Isto é uma das coisas mais subestimadas, mas que praticamente todas as pessoas bem-sucedidas compartilham.
A capacidade de utilizar bem as palavras pode ajudar em todos os aspectos, como ao criar e-mails ou quando é preciso falar em público. Até mesmo em conversas casuais, às vezes é necessário utilizar algumas estratégias próprias da escrita. Nós veremos isto sendo explicado logo abaixo, graças aos conselhos de Han.
Ela acredita que alguns passos são necessários para ser capaz de usar essa característica a seu favor.
Utilizar o formato correto para a mensagem
É importante decidir qual é a melhor maneira de entregar a sua informação. Ela muda de acordo com com o cenário em que se encontra. Por exemplo: quando tiver que divulgar uma pesquisa ou dados mais complexos, uma apresentação em PowerPoint pode ser mais adequada.
Evitar jargões
A melhor maneira de se comunicar é de forma clara e direta, mesmo quando se tratar de assuntos complexos. Sendo assim, é importante evitar jargões da indústria, fazendo com que a mensagem possa ser recebida por qualquer um.
Uma boa estratégia é utilizar analogias ou gráficos.
Diminuir o esforço do público
No caso de e-mails ou documentos, é preciso se lembrar que os destinatários provavelmente estão sempre recebendo muitos desses todos os dias, então é importante deixar claro a necessidade, o assunto, o que será necessário fazer e coisas do tipo, facilitando ao máximo a compreensão e a efetiva implementação das instruções ali contidas.
Demonstrar o seu trabalho
Caso esteja lidando com um assunto controverso ou complexo, uma boa maneira de se fazer mais claro é apontar o seu próprio trabalho, como a sua linha de pensamento e o que o levou até o ponto em que chegou, por exemplo.
Escrever com precisão
O mais importante é a precisão da escrita. Tente ser o mais objetivo possível, mas sem parecer rude ou grosso. Também é interessante conferir erros de gramática, digitação e coisas do tipo, buscando também evitar piadas e humor desnecessário, visto que eles não costumam ser tão bem aceitos no papel.
Comentários estão fechados.