Como os criminosos conseguem invadir e roubar contas do PicPay e Mercado Pago?

Opção de recuperar a senha é um ponto fraco desses aplicativos bancários, já que o acesso ao Gmail garante a formulação de uma nova palavra-chave.

Com o aumento frequente dos casos de roubo de celulares e invasões em contas bancárias, vale a pena se manter antenado nas estratégias dos criminosos. Por exemplo, especialistas já alertam sobre a fragilidade de alguns aplicativos de bancos, como a possibilidade de invasão do PicPay e Mercado Pago pelo Gmail. Entenda!

Leia mais: Golpe do Boleto Falso: Confira dicas para não cair nessa armadilha

Como funciona a invasão no PicPay e Mercado Pago?

Os casos de invasão acontecem especialmente quando um criminoso consegue roubar ou ter acesso a um aparelho de telefone celular que esteja desbloqueado. Isso porque, sem o bloqueio, ele conseguirá visualizar grande parte dos aplicativos e informações do dono, em especial a conta do Gmail.

De fato, a grande maioria dos aplicativos de bancos, inclusive o PicPay e o Mercado Pago, só abrem por meio de uma senha do usuário. Isso garante a segurança, visto que é um empecilho a mais em caso de furto. Entretanto, se o celular estiver desbloqueado, apenas esse mecanismo não será o suficiente para te proteger.

Isso porque tanto o PicPay quanto o Mercado Pago possuem a opção de redefinir a senha, e geralmente usa-se a conta do Gmail para enviar um link de redefinição da palavra-chave. Como se sabe, o Gmail não conta com nenhum tipo de senha para acessar o aplicativo, o que deixa o criminoso livre para criar uma nova senha e acessar os dados bancários.

Como proteger os seus dados bancários no celular?

Sabe-se muito bem que atualmente é muito difícil resistir à necessidade de ter um banco na palma de sua mão. Dito isso, como de fato podemos tornar o nosso celular mais seguro, em especial para garantir a segurança dos dados bancários e do nosso dinheiro?

Nesse caso, algumas medidas muito simples podem ajudar, visto que esse golpe que acabamos de mencionar não poderia acontecer se o celular estivesse bloqueado com um PIN. Ademais, vale a pena usar e abusar dos recursos de validação em dois passos, que colocam uma senha para o acesso de cada aplicativo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.