Inverno eterno, verão de 7 anos e mais: saiba como funcionam as estações nos outros planetas
A Nasa explora, já há algum tempo, o conceito de estações em outros planetas, estudando como elas são influenciadas e quais fatores às influenciam. Entenda!
Graças a inclinação no eixo imaginário da Terra, nós temos nossas quatro estações bem-definidas. Na primavera, o hemisfério inclina-se em direção ao Sol. Isso resulta em dias mais longos e temperaturas amenas.
Durante o verão, o hemisfério inclinado em direção ao Sol experimenta dias mais longos e as temperaturas mais quentes do ano.
No outono, os dois hemisférios recebem luz solar aproximadamente igual, o que acarreta dias e noites de duração semelhante. As folhas das árvores mudam de cor e caem, indicando que estão se preparando para a próxima estação: o inverno.
No inverno, o hemisfério inclinado afasta-se do Sol, isso causa dias curtos e temperaturas mais frias. Mas como são as estações em outros planetas?
Como dissemos, nossas estações se dão graças à inclinação terrestre em relação ao próprio eixo, que é de 23,5 graus. Outros fatores, por exemplo, a distância do Sol, também têm grande influência nisso.
Em Vênus, as estações são efêmeras, enquanto em Saturno, cada uma pode se prolongar por até sete anos. Por outro lado, Mercúrio não apresenta estações notáveis devido à sua proximidade com o Sol.
Já em Netuno, as estações são tão marcantes que, em uma hipotética vida lá, nossas existências não seriam longas o suficiente para testemunhar todas as mudanças sazonais.
Qual é a explicação para isso?
A Nasa esclarece as estações em planetas relacionando-as à inclinação axial e à variação na distância do planeta em relação ao Sol (excentricidade orbital).
Quando o polo norte se inclina para o Sol, é verão. Se o polo sul estiver inclinado, é inverno. A interferência da inclinação axial e da excentricidade orbital varia entre planetas, afetando suas estações e condições climáticas de maneiras diferentes.
Vênus, por exemplo, é o planeta mais próximo do Sol depois da Terra, mas sua inclinação axial de apenas 2,7 graus é uma das razões pelas quais suas estações não são tão extremas quanto as da Terra.
(Imagem: divulgação)
A temperatura superficial elevada e quase constante em Vênus, em torno de 460°C, é resultado dessa pequena inclinação axial, que cria pouca diferença térmica entre o inverno e o verão.
Por outro lado, Marte, nosso outro vizinho planetário, tem uma órbita mais elíptica, ao contrário da órbita quase circular do nosso planeta.
A órbita elíptica causa estações mais longas e distintas, aproximadamente o dobro do tempo das da Terra.
Além disso, o “Planeta Vermelho” apresenta flutuações na pressão atmosférica, com uma redução de 25% no inverno em comparação com o verão, devido a processos atmosféricos específicos.
Isso mostra como a inclinação axial, a órbita e outras características únicas de cada planeta afetam a natureza e a duração de suas estações, tornando cada um deles um mundo único a ser estudado em seu próprio contexto.
Comentários estão fechados.