Investidor bilionário diz que as pessoas estão cinco vezes melhores do que antes
De acordo com o investidor bilionário Charlie Munger, todos estão cinco vezes melhores do que antes e não há motivo para reclamar.
De acordo com o que Charlie Munger pensa, todos deveríamos estar muito mais felizes. O parceiro de investimentos e amigo pessoal de Warren Buffett, também bilionário, diz que não entende o motivo de a população estar tão infeliz, principalmente quando compara com os tempos mais difíceis da história.
No encontro anual do Daily Journal, do qual ele é um dos diretores, ele disse que as pessoas estão menos felizes atualmente do que quando as coisas eram bem mais complicadas, na visão dele. O investidor de 98 anos de idade disse que cresceu nos anos de 1930, enquanto os norte-americanos estavam passando por muitas dificuldades em todos os aspectos.
Munger disse: “É estranho para alguém da minha idade, porque eu estive no meio da Grande Depressão, quando as dificuldades eram inacreditáveis”. Ele atribui esse sentimento de tristeza à inveja que permeia a sociedade moderna. Disse ainda que, antes de 1980, a vida era mais curta, brutal, limitada e muito mais. Na época não existia ar-condicionado, impressoras ou medicina moderna.
Apesar de as palavras soarem um pouco rudes, ele não está totalmente equivocado em suas alegações, principalmente no tocante à inveja. Estudos recentes demonstram que cerca de 75% da população tem inveja de alguém.
Grande parte desse sentimento pode ser atribuído às redes sociais. Twitter, Facebook e Instagram são lugares onde as pessoas postam publicamente apenas os momentos bons de suas vidas, o que não é realidade todo o tempo, sendo que a prática de se basear nas vidas alheias diante da mídia pode ser muito prejudicial, levando a uma concepção equivocada da realidade, causando essa inveja e angústia por coisas que nem sequer são totalmente reais.
Ainda, na reunião em questão, o bilionário citou o trabalho do psicólogo de Harvard, Steven Pinker, que defende que a qualidade de vida em todo o mundo aumentou consideravelmente quando comparada aos últimos dois séculos, demonstrando evidências como diminuição da pobreza mundial e maior expectativa de vida.
Comentários estão fechados.