Itérbio

O itérbio é um elemento de terras raras, metálico e prateado. Encontra-se nos minerais gadolinita, monazita e xenotima.

0

O itérbio (símbolo químico Yb, número atômico 70) é um elemento de terras raras, metálico e prateado. Encontra-se nos minerais gadolinita, monazita e xenotima. O elemento é algumas vezes associado a ítrio ou outros elementos relacionados e é usado em certos tipos de aços. O itérbio natural é uma mistura de sete isótopos estáveis.

O itérbio é encontrado com outros elementos de terras raras em vários minerais raros. É mais frequentemente recuperado comercialmente da areia de monazita. O elemento também é encontrado em euxenita e xenotima.

O itérbio é normalmente difícil de separar de outros terras raras. As técnicas de troca iônica e de extração por solvente desenvolvidas no final do século XX simplificaram a separação. Compostos conhecidos de itérbio são raros. Eles ainda não foram bem caracterizados.

História

O itérbio foi descoberto pelo químico suíço Jean Charles Galissard de Marignac em 1878. Marignac encontrou um novo componente conhecido como érbia e o nomeou itérbia (depois de itérbio, a cidade sueca onde ele encontrou o novo componente).

Ele suspeitava que a itérbia era um composto de um novo elemento, que ele chamou de itérbio. Em 1907, o químico francês Georges Urbain separou a itérbia de Marignac em dois componentes, neoitérbia e lutécia. Neoitérbia mais tarde se tornaria conhecido como o elemento itérbio e lutécia mais tarde seria conhecido como o elemento lutécio.

Auer von Welsbach isolou independentemente esses elementos da itérbia mais ou menos na mesma época, mas chamou-os de aldebâranio e cassiopeio. As propriedades químicas e físicas do itérbio não puderam ser determinadas até 1953, quando o primeiro itérbio quase puro foi produzido.

Características notáveis

O itérbio é um metal de transição interno (ou lantanídeo). Se encontra no período seis da tabela periódica, entre o túlio e o lutécio. É um elemento macio, maleável e bastante dúctil, que exibe um brilho prateado brilhante. É facilmente atacado e dissolvido por ácidos minerais. Além disso, reage lentamente com a água e oxida no ar.

O itérbio tem três alótropos, chamados alfa, beta e gama. Seus pontos de transformação são de -13 °C e 795 °C. A forma beta existe à temperatura ambiente e tem uma estrutura cristalina centrada na face. A forma gama de alta temperatura tem uma estrutura cristalina centrada no corpo.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.